Os tratamento tópicos geralmente já são suficientes para a maioria dos casos. O veterinário pode recomendar banhos com shampoos especiais que contenham clorexidina como princípio ativo.
As verrugas e o keratosis actínico podem ser removidos com o cryosurgery ou a terapia do laser. Os agentes tópicos usados no tratamento da hiperceratose podem incluir: Ácido Salicylic para quebrar acima a queratina, fazendo com que a pele grossa amacie e seja derramada, assim reduzindo a espessura da pele.
Hiperqueratose plantar é um tipo de problema que ocorre pela quebra natural da pele desidratada e que, diante das pressões sofridas no dia-a-dia, acaba cedendo. Em alguns casos, essas fissuras podem atingir camadas cutâneas mais profundas, causando dor e sangramento.
Os carocinhos podem ser confundidos com a acne, já que são pequenos cistos que contêm a proteína queratina. O milium se desenvolve quando aglomerados de células mortas ficam presos abaixo da pele, formando essas bolinhas.
Caroços na pele são qualquer protuberância ou aumento de volume localizado, que apareça na superfície da pele. Estes caroços podem surgir sobre a pele, como lesões mais superficiais, ou podem formar-se a partir de uma lesão mais profunda , que empurra a superfície da pele para cima, tornando-a sobressalente.
Rosácea é uma doença vascular inflamatória da pele que causa diversos incômodos. Ela se manifesta, principalmente, no centro do rosto e pode se expandir para as bochechas, o nariz, a testa e o queixo. Os principais sintomas são vermelhidão e sensibilidade na face.
Dengue, chikungunya e zika. Causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, essas doenças podem provocar o surgimento de manchas vermelhas e coceira pelo corpo, presentes em até 50% dos casos de dengue e zika e em mais de 90% dos casos de chikungunya.