Alimentos ricos em carboidratos simples
8 alimentos com carboidratos ruins
- Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras); - Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras); - Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras); - Leite, iogurtes e queijos (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D);
O tomate tem muitas vitaminas, principalmente a C. Tem também sais minerais como fósforo, potássio e magnésio. É uma rica fonte de licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
Alimentos que contêm vitamina C
Suco de tomate. O suco de tomate é rico em potássio, sendo importante para o bom funcionamento do coração. Também é muito rico em licopeno, substância natural que diminui o colesterol ruim, reduzindo o risco de problemas cardíacos, assim como o câncer de próstata.
— O suco de tomate estimula a sensação de saciedade imediata, mas não de longa duração. Para quem quer reduzir as calorias do cardápio, cai bem. Mas não equivale a um almoço ou jantar. Minha sugestão é tomar pela manhã — indica a nutricionista Luciana Harfenist.
Completando a rica lista de nutrientes e vantagens que o suco de tomate orgânico traz, a laranja e o limão, ambos ricos em vitamina C, são excelentes para fortalecer o sistema imunológico, previnindo contra gripes e resfriados.
Altos níveis de licopeno, a substância mais célebre do tomate, já foram ligados a um menor risco de AVC e doenças cardiovasculares. Colocar a fruta na rotina dá uma força na perda e na manutenção do peso. Isso porque a maçã tem fibras, que promovem saciedade.
Outro fato interessante do suco de tomate é que ele ajuda a hidratar o organismo, funcionando como ótimo remédio caseiro para tratar ressacas e diarreias. Por isso, inclusive, é muito indicado tomar um suco dessa bebida pela manhã para iniciar o dia com o organismo devidamente limpo e hidratado.
Outros dos principais benefícios do tomate são: Combate doenças cardiovasculares porque tem antioxidantes que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis; Ajuda a prevenir catarata, pois é rico em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos; Diminui a retenção de líquidos porque tem propriedades diuréticas.
Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.
“O licopeno torna a pele menos sensível aos danos da luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto”, afirma Naves. Além da proteção, ela conta que o consumo regular de tomates ajuda no aspecto da pele, minimizando poros dilatados.