No manual de publicação da APA destaca-se explicitamente que não se deve usar itálico já que se trata de uma expressão ou abreviatura estrangeira comum em inglês (APA, 2012, p. 133). Para usar et al.
O que muda na ABNT NBR 6022 A primeira versão da norma foi publicada em 1974 e, desde então, sofreu alterações em 1986, 1994, 2003 e, a mais recente, 2018.
Foram alterados poucos pontos, principalmente relacionados a exemplos. Seguem as alterações mais relevantes: Ordem de apresentação dos dados em referências de entrevistas: o nome entrevistado entra primeiro e em seguida o nome dos entrevistadores.
A NBR 6023 trata da “Informação e documentação – Referências – Elaboração”, e é a principal norma de referências bibliográficas, por isso, é muito provável que você já tenha ouvido falar dela, especialmente se já está na fase do TCC.
Mudanças na Norma da ABNT 6023 que orienta a elaboração de referências. A ABNT NBR 6023, de referências, foi atualizada e a nova norma já está em vigor desde o dia A nova versão da norma está mais robusta, com 74 páginas, enquanto a anterior de 2002 continha apenas 24.
Você deve colocar em itálico os títulos de trabalhos criativos extensos em seu trabalho, incluindo livros, poemas longos, peças, filmes e programas de televisão, obras de arte ou composições musicais. Se estiver usando o estilo ABNT, você também deve colocar esses títulos em itálico na página da bibliografia.
pode ser utilizada em citações ao longo do texto e em outros momentos quando necessário. O mais importante é que a utilização do et al. seja feita em TCC apenas quando necessário. Quando há a possibilidade de informar o nome dos autores, como ocorre no caso de três autores na norma ABNT, a expressão et al.
Et al. - deve ser lido como “e outros”, sendo uma abreviação do latim et alii ou et alia. Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.
– Até 3 autores: coloque o sobrenome de todos. Exemplos com uma citação direta e uma indireta (observe a formatação e a pontuação): Segundo Gatti e André (2010, p.
Em referências a obras com quatro autores ou mais, a ABNT recomenda que se indiquem todos os autores, sendo possível também indicar apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al.
A palavra “REFERÊNCIAS” deve estar centralizada e em negrito, fonte tamanho 12. As referências devem ser digitadas com alinhamento a esquerda e entrelinhas simples, separadas umas das outras por um espaço também simples de entrelinhas.
A ideia é simples: quando há muito autores de uma mesma obra, tanto a chamada da referência, quanto a referência em si ficariam “poluídas” com uma longa lista de nomes, tendo como resultado uma legibilidade prejudicada. A lista de autores de um trabalho acadêmico pode ser uma verdadeira multidão. A expressão et. al.
Et al é a abreviação de uma expressão em latim que significa "e outros". ... O uso do et al nas citações serve para simplificar as referências e evitar uma lista de nomes muito longa no corpo do trabalho, que prejudique a fluidez da leitura do texto.
Citação indireta (ou Livre) - ABNT Isso quer dizer que fica a cargo do autor descrever com suas próprias palavras a ideia da referência original. Ainda assim, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório.
Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.
2) Citação indireta: ocorre quando é feita a paráfrase do texto original, ou seja, o trecho é reescrito com outras palavras, mas mantendo seu sentido. Pode-se dizer que é uma espécie de tradução dentro da própria língua. Nesse caso, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra.
Citação indireta Seguindo o mesmo formato de apresentação da citação direta, a indireta também deve conter o autor da frase citada, bem como o ano da publicação do artigo/livro. Apresentar a página em que o conteúdo se encontra é opcional. Exemplos: Lancaster (1993, p.