Correto falar pegado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.
Qual o correto tinha pego ou tinha pegado?
Verbos como “pegar” e “imprimir” podem ser conjugados no particípio de duas formas: pela forma regular “pegado” e “imprimido” e pela forma irregular “pego” e “impresso”. Para muitos linguistas e estudiosos da área, não existe certo ou errado.
Tinha chego é correto?
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.” ... É inaceitável o uso de CHEGO como particípio.
Tinha trazido em que tempo se encontra?
Apenas trazido é o particípio do verbo trazer. É incorreto o uso de trago como particípio. O verbo trazer não é um verbo abundante, ou seja, não admite duas formas equivalentes do particípio. Certo: Se você tivesse dito, eu teria trazido um casaco para você.
Não tinha chego a tempo?
Assim sabemos que o correto é: Não tinha chegado a tempo. Não se esqueça, chego não existe. Temos este tipo de dúvida por existirem verbos que são abundantes, isto é, possuem duas formas de particípio.
Qual o participio de pagar?
Pagar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio. Pagado é o particípio regular e pago é o particípio irregular.
Quando eu chego ou quando chego?
A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. ... Isso porque, de acordo com a norma culta, o termo “chego” só pode ser usado para indicar a conjugação do verbo “chegar” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, isto é, “eu chego”.