Infusão de mastruz:colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas.
Para que serve o mastruz
Um bom exemplo são as plantas medicinais utilizadas para curar feridas....A seguir falaremos das 5 principais plantas para cicatrizar feridas:
Algumas das mais utilizadas, de acordo com o tipo de ferida, incluem:
Aplicar um pouquinho de Hipoglós ou Bepantol na área desejada e deixar atuar durante toda a noite. Uma outra solução pode ser o uso de ácidos próprios para clarear a pele, como o Ácido Kojico. Outras opções são os peelings superficiais ou profundos e o hábito de realizar esfoliação no rosto 1 vez por semana.
Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
Não se deve ingerir anti-inflamatórios ou antibióticos sem orientação e acompanhamento de um especialista. No caso de machucados, lave bem o local com água e sabão, principalmente se for uma ferida aberta. Indica-se também a utilização de gelo, pois ele tem ação anti-inflamatória, diminuindo o inchaço e a dor.
Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.
Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico. Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.
Colocar compressas mornas As compressas de água morna ajudam a aliviar a dor e a retirar o pus, sendo que, mesmo depois do furúnculo começar a vazar o pus sozinho, é indicado continuar a colocar as compressas para limpar bem a região.
Revisado em: Furúnculo é uma infecção de pele caracterizada por um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa de pus. Jamais esprema um furúnculo; veja como tratar.
"Nunca. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea", destaca Dziabas.
O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar. Pode até acontecer de ele se resolver espontaneamente, mas a depender de sua gravidade, será necessária ajuda médica.
A drenagem percutânea do abscesso consiste em inserir um fino dreno de silicone por meio da pele. Por técnicas radiointervencionistas, estes drenos são avançados por dentro do corpo, sob visualização por meio da ultrassonografia ou da tomografia computadorizada.
A furunculose de repetição pode ser tratada com antibiótico prescrito pelo dermatologista durante cerca de 7 a 10 dias, aplicação de compressas quentes nos furúnculos, para retirar o pus, e aplicação da pomada com mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia, durante o tratamento.