Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
“A música na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento psicomotor, contribui no processo de socialização e aproxima a criança da arte.” (GILIOLI, 2008, p. 6). Jean Piaget nasceu na Suíça em 1896 se formou em Biologia, porém se interessou em pesquisar como se dá o conhecimento no ser humano, especialmente na criança.
Descreve a música como uma forma de linguagem que permite à criança comunicar-se, fazendo uso de gestos, cantos e brincadeiras cantadas. Apresenta a música como excelente ferramenta justamente por contribuir com o desenvolvimento integral da criança, em sua parte cognitiva, social e emotiva.
A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. ... Assim, o estudo concluiu que através da música o desenvolvimento da criança pode ser facilitado, trazendo mais atenção para a aula, e estimulando a criatividade e o movimento do aluno.
É na primeira infância que se aprende mais e melhor. A música funciona como um importante precursor no desenvolvimento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora. ...
Durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura.
Contar histórias é uma tradição também muito importante para as artes e para a educação, como uma atividade lúdica e prazerosa. Além de entreter, pode ser útil para explicar períodos históricos e para permitir o contato com culturas diferentes.
Ouvir e contar histórias estimula a imaginação, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é descobrir outros lugares, outros tempos. Ouvindo histórias as crianças participam dos problemas e dificuldades dos personagens e veem que eles podem ou não ser resolvidos.