Ou seja, para trabalhar com a reatividade INDIVIDUALIZAR é essencial. Um cão pode latir só porque o outro tá latindo e assim aprende a ser reativo, ainda mais nessa fase de socialização! Não deixe isso continuar! Individualize os processos: enquanto um precisa socializar o outro precisa de treino de reatividade.
Para adestrar o cachorro que está reativo, de acordo com a adestradora, o foco não é reação, mas sim a causa. Isto é, o objetivo principal é trabalhar a emoção frente ao estímulo. Por exemplo, o cachorro que late para barulhos, primeiro é necessário trabalhar a emoção, que pode ser o medo, diante desse estímulo.
Se um cachorro vê uma pessoa e fica agitado, pulando e latindo por querer interagir, ele também é reativo. A reatividade, na maioria das vezes, está associada à agressividade, mas nem sempre. Um cão que reage com medo, ou agitação excessivos, também pode ser considerado reativo.
Ranking: As 4 melhores coleiras para cachorro do mercado
Uma dica essencial de como acalmar um cachorro medroso é associar a situação de medo com um agrado: um petisco, um carinho ou uma brincadeira. Dessa forma, pouco a pouco, a memória do pet vai se acostumar com aquela situação e ele vai se sentir mais confortável e confiante. Fique por perto mas não force a interação.
“A princípio, o condutor deve cortar o carinho na hora errada e tentar apresentar o contato com outros cães aos poucos, a uma distância. Uma dica é colocá-lo para se alimentar sempre que possível no mesmo ambiente que um outro cão, numa distância confortável”, explica.
Apresente as pessoas devagar Mantenha o cão na coleira de início, e não o force a chegar perto da pessoa. Deixe que ele leve seu próprio tempo. O principal, ao socializar um cão adulto, é ser positivo e fazer com que cada experiência seja boa com elogios e recompensas.
Usando coleira e guia, leve seu atual cãozinho para passear e, durante o passeio, peça para alguém de quem seu pet já gosta para trazer o novo bichinho (também na coleira e na guia). Continue o passeio normalmente, com todos os animais juntos, mas deixe o cão mais antigo andar um pouco a frente do novato.
Dos 2 aos 4 meses, inclusive, é o momento em que o cachorro mais aprende e grava associações”, explica o adestrador. A ideia de muitos donos de só adestrar depois dos 6 meses pode fazer com que o filhote pegue muitos vícios, como roer móveis ou latir muito se ficar sozinho.
Utilize um simples "Não" quando o cachorro urinar em um lugar que não deve ou faça algo que não goste e tente educá-lo para modificar os hábitos negativos. Praticar obediência ou identificar as causas do mau comportamento do seu cachorro deve ser uma prioridade, nunca deve servir para o repreender.
Misturar a palavra “não” com o nome do cachorro ou utilizar diferentes sinônimos para cada vez em que tentar ensinar uma mesma ação, pode deixar seu cachorro perdidinho, causando um verdadeiro reboliço na cabeça dele. Use sempre as mesmas palavras e o “não” sozinho, sem dizer o nome do pet ou qualquer outra coisa.
Truques para o adestramento de cães
Comandos básicos de adestramento de cães
Como falar com seu cachorro