No Alquerque, dois jogadores enfrentam-se num tabuleiro como na imagem. O movimento faz-se ao longo das linhas, sempre para um ponto adjacente. Capturam-se as peças saltando sobre uma peça adversária e parando sobre o ponto seguinte na mesma linha. Vence aquele que conseguir capturar todas as peças adversárias.
Se houver mais de uma alternativa de captura, somente uma peça em tal condição será Page 2 retirada. 7. O jogo termina quando um dos jogadores perder todas as peças ou quando não houver mais possibilidades de capturas, quando então será considerado que houve empate.
Mancala
Magnavox Odyssey foi o primeiro videogame da história. Foi apresentado pela primeira vez em abril de 1972 e lançado em setembro do mesmo ano, antecipando o jogo Pong do Atari.
História. Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.
5 jogos de tabuleiro mais populares do mundo (ou não)
Os melhores jogos de tabuleiro para adultos
Como criar jogos de percurso.
Jogos de percurso envolvem basicamente a sorte. Assim é o tradicional jogo do ganso e todas suas variações; trilhas simples em que os peões avançam de acordo com o número dos dados até a casa final. Para participar é preciso conhecer as regras e saber respeitar a vez de cada um jogar.
Como jogar: Quando chegar na casa, deverá falar o nome da figura e procurar a ficha com a palavra indicada. Ao encontrar, recolhe a ficha para si (se a criança ainda não está alfabetizada, a professora e os colegas devem auxiliar). Depois passará a vez para o colega.
Para começar, você anota o nome de todos os participantes em um pedaço de papel e define a ordem do jogo. O jogador que for iniciar a partida recebe o copo e os dados. Cada participante, na sua vez, joga os 5 dados.
Um dos jogos que os educadores podem estar utilizando, que além de trabalhar a tabuada trabalha também os números pares e ímpares, é o jogo de dados. Ensinar a tabuada utilizando jogos faz com que o aluno memorize sem ser preciso fazer a aplicação do famoso decoreba.
Lado a lado, as duas colunas se puxam, cada criança de braço dado àquela ao seu lado. Quando um time consegue desarticular ou derrubar elementos do outro, marca ponto. Ganha o lado que tiver mais pontos. Um grupo de crianças representa as melancias, ficando agachadas, com a cabeça baixa, espalhadas pelo terreno.