Os ossos são formados por um tipo especial de tecido conjuntivo, o tecido ósseo, que possui uma matriz intracelular mineralizada. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, é formado por células vivas: os osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.
Os ossos são formados por minerais, incluindo cálcio e fósforo, que os tornam rígidos e densos. Para manter a densidade óssea (ou massa óssea), o corpo precisa de um fornecimento adequado de cálcio, minerais e vitamina D adquirida pela alimentação.
→ Fósforo: Esse mineral é encontrado principalmente no esqueleto juntamente ao cálcio, formando os ossos. Além dessa função, participa da constituição das membranas celulares (fosfolipídeos), de atividades enzimáticas e fornece energia sob a forma de ATP (adenosina trifosfato).
O fósforo é o outro sal importante para formação de ossos e dentes. ATP possui fósforo em sua constituição (adenosina tri-fosfato), a clorofila possui magnésio e a hemoglobina das hemácias possuem ferro.
Entre os minerais, o iodo é o principal deles para a saúde desta glândula. As leis brasileiras exigem que o sal de cozinha produzido no país tenha iodo.
Cloro: encontrado no líquido extracelular, age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e na manutenção do pH. É um dos componentes do ácido clorídrico do estômago. Pode ser encontrado no sal de cozinha.
VERDURAS,FRUTAS E LEGUMES: SÃO ALIMENTOS RICOS EM SAIS MINERAIS CÁLCIO,FÓSFORO,POTÁSSIO,ENXOFRE,SÓDIO,MAGNÉSIO E CLORO SÃO OS MAIS ABUNDANTES. FERRO,COBRE,MANGANES, IODO E OUTROS SÃO DISTRIBUÍDOS EM QUASE EM TODOS OS ALIMENTOS, MAS SOMENTE EM PEQUENAS QUANTIDADES.
Principais fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão. Função no corpo: É um elemento essencial na formação dos ossos e dos dentes, participa do metabolismo dos glicídios, ajuda a gerar energia e faz parte das membranas celulares.