Thomas Malthus
Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.
Ele errou pois não levou em consideração as tecnologias que surgiam e surgiriam a frente. Basta para isto observar o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos agrícolas do mundo.
Por que a teoria de Malthus não se concretizou? Malthus enganou-se. Como ele fez sua análise do crescimento populacional em um espaço geográfico limitado, com uma população predominantemente rural, ele atribuiu a todo o mundo a mesma dinâmica.
As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.
Teoria Reformista Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação. ... Assim, a má distribuição de renda geraria a pobreza - e esta, por sua vez, geraria a superpopulação. Outra crítica dos estudiosos reformistas aos malthusianos diz respeito ao crescimento da produção.
A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado. ... O principal efeito da transição demográfica, nesse sentido, seria o processo de envelhecimento populacional.
Há grande população jovem. Fase 2 (ou moderna): taxas de mortalidade caem rapidamente devido à maior oferta de alimentos e de melhores condições sanitárias. ... Fase 4 (ou pós-industrial): taxas baixas de natalidade e mortalidade. Taxas de fecundidade ficam abaixo da taxa de reposição populacional.
A evolução das taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade a partir de 1950 caracteriza o processo de transição demográfica no Brasil. De uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente, cada vez mais importante, de pessoas com 60 anos ou mais de idade.
A explosão demográfica ocorreu, sobretudo, na segunda metade do século XX, mas tende a diminuir durante o século XXI. Entende-se por explosão demográfica o crescimento elevado da população do mundo ou de um determinado território ou região.
O crescimento populacional é marcado por fases de crescimento. Em uma primeira fase, característica dos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas.
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
Causas. Este processo, conhecido como transição demográfica, se caracteriza pelo declínio da mortalidade, seguido pelo da fecundidade, com pessoas vivendo por mais tempo e menos crianças nascendo ao mesmo tempo que a proporção de idosos aumenta a cada ano, como resultado na melhoria das condições de vida da população.