Surge também a placa precordal, um espessamento local do hipoblasto, que indica a futura região cefálica do embrião e futura região da boca. Um espessamento do epiblasto na região caudal marca o inicio da terceira semana. Esse espessamento origina a linha primitiva, que irá produzir células mesenquimais.
Como se forma e qual a função do saco coriônico (saco gestacional)? Córion: Formado pelo mesoderma somático extra-embrionário e as duas camadas de trofoblasto. Possuem a função de transportar nutrientes e oxigênio da circulação da mãe para o feto.
O espaço revestido pelo cório é o saco coriônico; ele contém o embrião, assim como o saco amniótico e a vesícula umbilical. As últimas três estruturas estão conectadas ao cório pelo pedículo de conexão. O celoma extra-embrionário é a partir de então, conhecido como cavidade coriônica.
Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.
O saco gestacional aparece entre a quarta e quinta semanas de gravidez, mais ou menos quando o beta HCG — hormônio da gravidez — atinge os níveis de 3 mUI no sangue. No entanto, ele é visível apenas a partir da 6ª semana de gestação.