O elemento de composição socio- não se separa com hífen das palavras às quais se apõe, excepto quando estas começam por h (ex.: socio-histórico) ou o, daí que a forma correcta seja sociodemográfico.
trabalho, tomo como apoio teórico a visão sócio-histórico-cultural, que considera os processos de ensino-aprendizagem como construções conjuntas mediadas pela linguagem. ... uma realidade sócio-histórica e só adquire a condição humana se for mediado, em sua relação com o mundo, por instrumentos de sua cultura” (p.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIATÓPICA: UM OLHAR, À LUZ DA MÚSICA ASA BRANCA DE LUIZ GONZAGA, PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Resposta. Resposta: A variação linguística utilizada na tirinha é caracterizada pelos usos de estrangeirismos.
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
Devemos tratar a variedade linguística como algo natural, que não existe uma variedade melhor que a outra. Cada pessoa fala de um jeito diferente e isso é natural, devido ao ambiente que vivem, as pessoas que têm contato, a região, etc. As variedades linguísticas apresentam a diversidade que uma mesma língua possui.
Continue a leitura e confira!
DEZ CISÕES para um ensino de língua não (ou menos) preconceituoso
Discutir os reflexos do preconceito lingüístico na sociedade brasileira; Informar os educando a respeito da existência do preconceito lingüístico dentro e fora da sala de aula; Despertar no educando a consciência crítica a respeito da necessidade de combater o preconceito lingüístico.