Como se deve usar o açafro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos. Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo.
O que é feito o açafrão?
Ele consiste no estigma da planta Crocus sativus, que é a parte onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Cada flor tem apenas três estigmas e, por isso, ele é considerado um tesouro da gastronomia. Estima-se que, para obter 1 kg da especiaria, são necessárias 75 mil flores.
Como é extraído o açafrão?
O Açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta de cor lilás da família das Iridáceas. ... Para obtenção de 1kg são necessárias de 150 a 200 mil flores e cerca de 400 horas de trabalho.
Como identificar o açafrão verdadeiro?
Como identificar se a cúrcuma é pura: adicione uma colher de sopa de cúrcuma em 100ml de água e leve ao fogo. Se ela diluir totalmente, é verdadeira; se engrossar ou ficar grudando na colher, significa que pode ter sido adicionado amido ou outra substância.
Onde é produzido o verdadeiro açafrão?
Porém, foi na cozinha que o açafrão ganhou a devida notoriedade. Atualmente, a Espanha é a maior produtora e consumidora da especiaria (as famosas paellas valencianas contêm boa quantidade do tempero). Os outros países produtores são Itália, Irã, Grécia, Turquia e Índia.