O gengibre deve ser comido antes do sushi, e de vez em quando durante a refeição, porque limpa a boca e abre o paladar para os sabores que a gente vai experimentar. A raiz forte já foi colocada pelo chef durante a preparação. Não precisa mais. Lição número 3: os rolinhos também não devem ser molhados no shoyu.
Para os sashimi, passe com o hashi um pouquinho do wasabi no peixe, pegue a fatia de sashimi com o hashi, molhe a pontinha do peixe no shooyu (sem deixar o wasabi encostar no molho) e leve-o à boca; é só na boca que ambos se encontram.
Muitos consideram a raiz-forte e o wasabi muito parecidos, mas em estado natural, os dois não poderiam ser mais distintos. A raiz-forte (Armoracia rusticana) é uma raiz de origem europeia e o seu sabor pode ser forte demais, amargo e acompanhado por uma sensação de queimação forte.
O Wasabi é aquela pastinha verde que acompanha o sushi e vem na lateral do prato ou barca. Também conhecido como "raiz forte", o wasabi vem da planta wasabia japonica, muito utilizada na culinária japonesa. Geralmente, quem experimenta sushi nas primeiras vezes, não se aventura a provar a raiz forte.
Bem a embalagem diz 1 colher de chá de água para 2 colheres de chá de pó de wasabi, eu para dizer a verdade faço a olho, ponho uma colher de pó de wasabi e um pouco de água, misturo e de acordo com o que quero não ponho mais ou adicion água, se queres moldar vais pôr só um pouquinho de água (podes sempre adicionar mais ...
O molho teriyaki é doce, tem textura consistente e em muitos restaurantes leva até mel. A receita original conta com saquê, vinagre e açúcar. Ele vai bem com carnes prontas como peixes e até frango. Combinado com wasabi, ele também aguça o sabor dos alimentos crus, como peixes e rolls.
Como usar hashi da maneira correta?
Como fazer hashis caseiros
Hashi feitos de teixo japonês. O hashi, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.
Passo a passo
Não passe o alimento de um hashi para outro. Evite deixar o hashi apoiado no prato ou na tigela. Existem os descansos próprios para isso e que ficam sempre em paralelo ao prato. Caso eles não estejam disponíveis, você pode improvisar um usando a embalagem dos hashis.