Em estatística descritiva, decil é qualquer um dos nove valores que dividem os dados ordenados de uma variável em dez partes iguais, de modo que cada parte representa 1/10 da amostra ou população. Assim: O 1º decil é o ponto de corte para 10% dos dados mais baixos, i. e., o percentil 10.
Um percentil é uma medida estatística usada para comparar dados entre a população. O percentil do bebê é obtido a partir da comparação da medida do perímetro do crânio, do comprimento e do peso de um número de bebês.
São números que dividem a sequência ordenada de dados em partes que contêm a mesma quantidade de elementos da série. Desta forma, a mediana que divide a sequência ordenada em dois grupos, cada um deles contendo 50% dos valores da sequência, é também uma medida separatriz.
Separatrizes (ou quantis) são valores que dividem uma série de dados ordenados (x(1),x(2),⋯,x(n) x ( 1 ) , x ( 2 ) , ⋯ , x ( n ) ) em partes iguais. Assim como a mediana divide a série dados ordenados em duas partes iguais, podem ser obtidos valores que separam a série em mais parte iguais.
Dado que temos 11 observações, o calculo do primeiro quartil é:
Somam-se as quatro notas parciais de cada bimestre e obtendo um número total, basta dividi-lo por 4 (equivalente a cada nota parcial). Supondo que o aluno tivesse as seguintes notas nos quatro bimestres: sete (7), oito (8), cinco e meio (5,5), sete e meio (7,5), ao final do ano a sua média final seria a nota sete (7).
Para aprovação: Obter Média mínima 7,0 + mínimo de 75% de frequência na disciplina. A 1ª avaliação vale 10,0 pts. O professor pode fazer uma prova valendo 7,0 pts (com questões objetivas e/ou discursivas) e uma atividade extra de 3,0 pts. Não podem ser feitas atividades extras valendo mais do que o limite de pontos.