É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está grávida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo seja de aproximadamente 27 centímetros.
O doppler fetal deve ser feito de preferência com a mulher deitada, e com a bexiga cheia, para diminuir as chances de se ouvirem outros sons que não o do batimento cardíaco. Além disso, é importante usar um gel incolor e à base de água, para facilitar a propagação das ondas sonoras.
Assim o médico, o Enfermeiro, a Enfermeira Obstetra ou a Obstetriz (Parteira) podem monitorar os Batimentos Cardíacos Fetais (BCF).
Posição anatômica comum do útero, visualizada em exames de ultrassom. BCF: batimentos cardíacos fetais. Medida comum nos ultrassons gestacionais.
No caso em que o bebê encontra-se com polo cefálico fletido, o quadrante adequado para ausculta da frequência cardíaca fetal é o quadrante inferior direito ou o quadrante inferior esquerdo.
CCN – Valores de Referência para Determinação da Idade Gestacional por meio da Medida do Comprimento Cabeça-Nádegas (CCN) O comprimento cabeça-nádegas (CCN) é a medida do comprimento de embriões e fetos humanos do topo da cabeça até a parte inferior das nádegas.
Denomina-se "translucência nucal" o líquido acumulado na região posterior ao pescoço do bebê (sob a pele), cuja espessura não excede 2,5mm na maioria dos fetos normais. A medida deve ser realizada exclusivamente entre a 11a. + 1 dia até 14a.
O embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile.
Neste período de sua gravidez, o embrião tem o tamanho de um pequeno botão. Mede de 4 a 6 mm e não tem a aparência de um ser humano.
05ª Semana No início desta fase o embrião tem a forma de um “disco” e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm.
Embora seja comum escutar os batimentos cardiacos do embriao com 6 semanas, nem sempre isso é possível! Pode ser que demore um pouquinho mais de tempo! Muitas vezes é necessário repetir o ultrassom em 7 a 14 dias .