Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares. Se a soma entre os ângulos α e β é igual a 90°, dizemos que α e β são complementares. Por exemplo: Não pare agora...
Para calcular os valores das medidas dos ângulos complementares, é necessário subtrair 90° pelo seu complemento, uma vez que a soma dos ângulos totaliza um ângulo reto (valor equivalente a 90 graus). A partir da demonstração anterior, é possível calcular a medida de qualquer ângulo complementar.
Ângulos congruentes são ângulos com medidas iguais. Ângulos suplementares são dois ângulos cuja soma é igual a 180º.
côncavo ou reentrante: ângulo que mede mais de 180°e menos de 360°; giro ou completo: ângulo que mede 360° (também pode ser chamado de Ângulo de uma volta).
Verificado por especialistas. Ângulos Replementares são todos aqueles que sua soma resulta em um ângulo de 360°, ou seja, todo Ângulo Replementar é 4 vezes um ângulo reto (90°).
No caso dos ângulos, eles serão congruentes se, sobrepostos um sobre o outro, todos os seus elementos coincidem. Isso será a prova de que eles possuem valores iguais. Nos paralelogramos, os pares de ângulos opostos são sempre congruentes. Num triângulo equilátero, todos os lados e ângulos são congruentes.
A medida de um ângulo é um número real positivo associado a ele, de forma que: Ângulos congruentes têm medidas iguais e ângulos iguais são congruentes. Se um ângulo α é maior que um ângulo β, então a medida de α será maior que a medida de β. A soma de dois ou mais ângulos é a soma das medidas de cada um desses ângulos.
Ângulos correspondentes Dois ângulos que ocupam a mesma posição nas retas retas paralelas são chamados de correspondentes. Eles apresentam a mesma medida (ângulos congruentes). Os pares de ângulos com a mesma cor representados abaixo são correspondentes.
Se os três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo, então esses dois triângulos são congruentes. Exemplo: Observe que os triângulos acima possuem os três lados correspondentes congruentes. Portanto, pelo caso LLL, os triângulos são congruentes.
Casos de congruência: 1º LAL (lado, ângulo, lado): dois lados congruentes e ângulos formados também congruentes. 2º LLL (lado, lado, lado): três lados congruentes. 3º ALA (ângulo, lado, ângulo): dois ângulos congruentes e lado entre os ângulos congruente.
Existem 4 casos de congruência entre dois triângulos: Caso LAL: dois lados e o ângulo compreendido entre esses dois lados congruentes; Caso ALA: dois ângulos e lado adjacente a esses ângulos congruentes; ... Caso LAAo: um lado, um ângulo adjacente e um ângulo oposto a esse lado congruentes.
Resposta: Explicação passo-a-passo: Quando dois triângulos possuem um ângulo, um lado e um ângulo congruentes, então esses triângulos são congruentes (ALA). Se os três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo (LLL).
O que são os critérios da congruência de triângulos? Quando os 3 pares de lados respetivos são congruentes, os triângulos são congruentes. Quando dois pares de lados correspondentes e o respetivo ângulo entre eles formado são congruentes, os triângulos são congruentes.
Explicação passo-a-passo: