Plantio
Amarrando o tomateiro. Coloque uma estaca e amarre as plantas jovens. Insira-a a 30 cm de profundidade no solo, perto de cada um dos pés. Use estacas de madeira, bambu ou de plástico ou faça a sua própria estaca com materiais recicláveis.
Tutoramento com fitilho ou arame Essa técnica consiste em uma fita ou arame disposto horizontalmente sobre a fileira de tomates com altura podendo variar entre 1,80m ou 2m. As plantas serão amarradas com o fitilhos verticais que por sua vez serão sustentados pelo arame horizontal.
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
120 dias
O tomate floresce e frutifica nas condições climáticas as mais variáveis e em países tropicais, como o Brasil, ocorre mais de uma safra por ano. O tomate se desenvolve bem em climas do tipo tropical de altitude, subtropical e temperado, permitindo seu cultivo nas diferentes regiões do globo.
Entre 65 e 70 dias já começam a surgir os primeiros frutos deste cultivo que não necessita de vasos muito grandes e nem tanto espaço quanto as outras espécies. Para nenhuma das variações é exigido um vaso exageradamente grande, mas é importante que ele abrigue com tranquilidade as raízes do tomateiro.
80 dias
Em termos de rega, os tomates requerem água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida. Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates.
O Tomateiro dá-se bem quando plantado juntamente com aipo, couves e feijão. 10 – Para estimular o seu amadurecimento, devemos regar com regularidade, sem encharcar e podemos borrifar os frutos com água.
Regas: Não molhe as folhas do tomateiro para evitar o aparecimento de fungos. Evite regá-los à noite pois a humidade pode despontar o aparecimento de fungos. Também não deve regá-los durante as horas de calor. Opte por fazer as suas regas no início da manhã.
dois dias
8 horas
125 dias
Uma prática recomendada é a rotação de culturas no terreno já que, quando se planta uma espécie não suscetível a murchadeira, há a redução e até mesmo a eliminação desse organismo na área. Com isso, dentro de dois ou três anos, o tomateiro pode voltar a ser cultivado, caso haja a redução da contaminação.
Murcha Bacteriana
Além dos cuidados com a umidade excessiva, aplique a solução de leite borrifando-a duas vezes por semana se a planta estiver comprometida ou uma vez por semana se não estiver ou se for apenas uso preventivo e como adubo foliar. No caso de haver infestação o ideal é borrifar, o que torna o tratamento bem mais eficaz.
Folha de tomate Uma forma de aproveitar suas folhas antes de morrerem é fazer inseticida natural. Para isso, preencha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe essa mistura descansando por uma noite, acrescente mais dois copos d'água e pulverize nas plantas durante o sol baixo.
Para fazer esta receita comece por ferver 5 a 6 dentes de alho e adicione meia cebola em 1 litro de água. Deixe ferver em torno de 15 minutos e quando esta solução esfriar, pulverize sobre as plantas atacadas.
Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.
Aplicar o Forth Mata Pulgão em toda a planta, principalmente sobre os pulgões. Evite aplicar nos horários mais quentes do dia e repita a aplicação a cada 15 dias ou quando necessário. Os resultados são esperados em até 24 horas após a aplicação do produto.