Eletrização por Atrito Quando esfregamos dois corpos, alguns desses elétrons migram de um corpo para o outro. O corpo que recebeu esses elétrons ficará carregado negativamente, por sua vez, o que perdeu elétrons ficará carregado positivamente.
A série triboelétrica é uma tabela que indica se os materiais adquirirão cargas negativas ou positivas após sofrerem eletrização por atrito.
Eletroscópio é um aparelho que permite identificar se um corpo está eletrizado ou não, geralmente são constituídos por duas hastes, uma vertical e uma horizontal presa à vertical, na haste vertical é amarrado um fio isolante que é preso a uma bolinha boa pra conduzir eletricidade.
Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome. Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. ... A distribuição de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor.
Na eletrização por contato, os corpos condutores ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal, e não necessariamente em mesma intensidade. Na eletrização por contato, a soma das cargas dos corpos é igual antes e após o contato, se o sistema for eletricamente isolado.
Um corpo eletrizado em contato com a terra será neutralizado, pois se ele tiver falta de elétrons, estes serão doados pela terra e se tiver excesso de elétrons, estes serão descarregados na terra.
A eletrização por indução é diferente, pois ocorre sem que haja contato direto entre o corpo carregado e o corpo neutro. Tá, mas como isso acontece? Em resumo, essa eletrização começa quando o corpo carregado se aproxima e induz a separação de cargas no corpo neutro.