O princípio de funcionamento do modelo a laser é a eletricidade estática. Primeiramente uma carga elétrica positiva é aplicada em toda a extensão do cilindro fotorreceptor, que é rotativo. Ele então começa a girar, enquanto o raio laser descarrega pontos específicos correspondentes à imagem ou texto.
A principal vantagem é o preço. Elas apresentam um excelente custo-benefício para pequena escala de impressão a cores ou preto e branco, comparado a outras tecnologias. Elas usam o sistema de gotejamento, ou seja, a tinta fica armazenada em pequenos cartuchos, que liberam as cores no papel conforme a demanda.
O toner joga este pó, que está carregado positivamente, sobre o cilindro fotorreceptor. Como cargas opostas se atraem, o pó de carbono vai “grudar” apenas nas áreas do cilindro com carga negativa. Assim a imagem, antes eletrostática, ganha a camada de tinta.
Diferente da impressora laser, as impressoras com cartuchos não precisam daquele aquecimento da impressora. Entretanto, levam um tempinho para “misturar as tintas” principalmente quando é uma impressão de imagem. ... A grande maioria dos cartuchos de tinta, podem ser recarregados, principalmente os cartuchos HP.
As impressoras tanque de tinta oferecem o melhor custo-benefício entre as três. Diferentemente das demais, estes equipamentos possuem compartimentos para armazenar a tinta, em vez de utilizar cartuchos ou toners comprados por unidade.