1 de maio de 1979
José Ismael Pedrosa foi o ex-diretor da Casa de Detenção de São Paulo por muitos anos,até o massacre dos 111 detentos em 1990. ... Pedrosa também foi diretor da Casa de Detenção na época do massacre do Carandiru, em outubro de 1992. Na ocasião, uma ação policial resultou na morte de 111 presos.
Massacre do Carandiru, última rebelião deixou 111 detentos mortos e 92 por PMs do Choque de São Paulo. A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru por localizar-se no bairro homônimo da cidade de São Paulo, foi uma penitenciária que se localizava na zona norte de São Paulo.
2 de outubro de 1992
Ubiratan Guimarães, conhecido como Coronel Ubiratan (São Paulo, 19 de abril de 1943 – São Paulo, 9 de setembro de 2006) foi um oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo e político brasileiro, notório por ter conduzido a invasão da Polícia Militar de São Paulo ao Complexo Penitenciário do Carandiru, no episódio ...
Segundo Alckmin a decisão de desativar e implodir o Complexo Penitenciário do Carandiru foi tomada após a megarrebelião de 18 de fevereiro de 2001 que envolveu 29 unidades prisionais em 22 cidades do Estado. ... Quando houve a rebelião mais de 20 mil pessoas estavam dentro da Casa de Detenção.
Luiz Antônio Fleury Filho (São José do Rio Preto, 30 de março de 1949) é um promotor de justiça, professor universitário e político brasileiro filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi governador do Estado de São Paulo.
GOVERNANTES DE SÃO PAULO
A penitenciária do Carandiru era dividida em pavilhões e cada um possuía suas peculiaridades. O pavilhão 8, por exemplo, era o mais temido porque abrigava presos reincidentes de crimes e que conheciam todas as regras da casa. Já o pavilhão 2 era o local em que se acomodavam os recém chegados.
Filmado no próprio local da prisão notória em São Paulo, mostra 8.
O maior presídio do país, o Central, hoje, chamado de Cadeia Pública de Porto Alegre, é o retrato do caos no sistema carcerário brasileiro. Entre as inúmeras explicações para a catástrofe do local, uma é a superlotação. Construído há 60 anos, o lugar abriga hoje 4.
A Índia
Com esse dado, o Brasil fica na 26ª posição em um ranking de aprisionamento com outros 222 países e territórios. Considerando o número absoluto de presos, o Brasil ocupa a 3ª posição, atrás apenas de China e Estados Unidos.