Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV.
A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais. ... O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo.
O feudo estava dividido em basicamente três partes: Manso Senhorial: as melhores e maiores terras do feudo que pertenciam ao senhor feudal, suficientes para sustentar sua família. ... Manso Servil: terra dos servos, onde cultivavam seus produtos, produzindo o necessário para a sobrevivência.
Feudo: moradia da realeza e seus servos, junto à alguns cargos da Igreja. Senhorio: dono da propriedade feudal; aquele que possuí a posse do local.
Resposta. Manso comunal eram como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servo; o manso comunal correspondia aos bosques e pastos onde poderia ser feita a criação de animais, o recolhimento de alimentos silvestres, a caça e a obtenção de lenha.
Resposta. Os cercamentos legais foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra de Elizabeth I, filha do segundo casamento de Henrique VIII, desde o século XVII, que marcam o início da Revolução Industrial, considerada uma das maiores revoluções do mundo.
Entre as consequências do cercamento podemos citar: *Êxodo Rural - As pessoas abandonavam os campos indo agora para as cidades, tal movimento possibilitou a criação da força de trabalho operaria e manufatureira. ... *Queda da agricultura de sub existência, agora os trabalhadores da cidade eram assalariados.
O "enclosure" refere-se à política de Cercamentos adotada na Grã-Bretanha durante a transição do feudalismo para o capitalismo. Os camponeses que já residiam nessas terras arrendadas eram expulsos pelos senhores das terras, fosse através da expulsão em si ou do estreitamento das cercas de fronteira das terras.
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas.