Presença de nódulos Por meio dos toques do autoexame de mamas, é possível detectar nódulos nos seios. Em geral, têm a forma e consistência diferentes do resto da mama, similar a um caroço interno, podendo causar dor ou não. Alguns “carocinhos” costumam se deslocar no tecido mamário.
Nódulos no testículo são um volume anormal que pode aparecer no testículo e podem ser sentidos no autoexame do órgão. O nódulo pode estar localizado em um testículo ou em ambos e é uma condição comum e que pode ter diversas causas.
O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.
Os nódulos mais densos tendem a ser mais suspeitos. A densidade deve ser caracterizada como: alta densidade; densidade igual ao parênquima; baixa densidade ou "contendo-gordura". A atenuação do nódulo com ALTA DENSIDADE é maior do que o esperado em um volume equivalente de tecido fibroglandular mamário.
Os nódulos sólidos podem ser benignos ou cancerígenos. Eles são avaliados de acordo com a forma e velocidade de crescimento. As lesões com margens irregulares ou espiculadas são as mais suspeitas para câncer. Já aquelas com margens regulares e crescimento lento geralmente são benignas.