Caçadores-coletores Viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra. ... Estes foram os responsáveis pelo uso de arco e flecha que foi herdado pelos indígenas brasileiros.
Considera-se a Pré-história como o período que compreende a atividade humana desde suas origens até o surgimento da escrita. Emprega-se essa denominação desde o século 19, pois, naquela época, acreditava-se que a história de qualquer sociedade só poderia ser documentada através da escrita.
Mas em termos propriamente restritos à linguagem historiográfica (utilizada por historiadores profissionais), a Pré-história pode ser qualificada como o período anterior ao aparecimento das cidades (organização urbana) e da escrita.
Paleolítico foi denominado como o período da Pré-História em que as sociedades eram baseadas nas ações de coletores e caçadores. ... Assim, tudo dependia da caça de animais e da coleta de raízes, frutos e grãos para matar a fome das populações primitivas.
As primeiras sociedades surgiram através de aglomerações familiares e tribais, nas proximidades de terrenos férteis e banhados por rios, desenvolvendo assim a agricultura. Surgiu então a necessidade de uma organização.
Alimentação e nomadismo Grupos nômades caçadores-coletores. Consumiam frutos, grãos e raízes e o que caçavam e pescavam. Controle do fogo O controle do fogo foi uma das maiores conquistas. Abrigos e roupas Construíram os primeiros abrigos e produziram as primeiras roupas, com peles de animais (couro).
As mudanças ocorridas foram por etapas, ou seja, lento. O homem em determinado período começa a fazer uso de desenhos, decoração, o pensamento, os primeiros instrumentos, estrutura humana, atividades, modos de vida, curiosidades...etc..
As principais mudanças são: produzir o fogo, a agricultura, a doma dos animais, e a cerâmica.
Foram os primeiros agrupamentos de povos da pré-história. Eles se fixaram em determinados locais, deixando de ser nômades, e começaram a construir cidades.
adjetivo Que está quase sempre sentado (em razão de trabalho, ocupação). Que não se exercita nem se quer movimentar; inativo: pessoa sedentária. Que tem o hábito de ficar em casa; que não gosta de sair: velho sedentário.