A preparação de uma solução a partir de um sólido qualquer consiste na dissolução de determinada massa (previamente calculada) do sólido, em determinado volume de um solvente apropriado. No caso de compostos inorgânicos, o solvente utilizado é quase sempre a água.
HCl – 1,0M : Diluir 84ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro. HCl – 0,1M: Diluir 8,4ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro.
A primeira coisa a ser feita antes de preparar uma solução é fazer os cálculos, para saber quanto de cada reagente será necessário, quais vidrarias usar e assim por diante. Vamos ver aqui os tipos mais comuns de cálculos de concentrações. É a concentração de soluto por volume total, expressa em porcentagem (%).
Qual das seguintes vidrarias de laboratório geralmente NÃO é utilizada para o preparo de soluções? Béquer.
Balão de fundo chato: utilizado para aquecer brandamente líquidos ou soluções, realizar reações com desprendimentos de gás e armazenar líquidos ou soluções.
Boa leitura!
Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL). Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.