Quais são as etapas do planejamento escolar?
O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.
Além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos. ... A intenção é que a escola construa propostas mais eficientes para cumprir sua missão pedagógica.
Pode-se dizer que o planejamento de ensino é uma especificação do planejamento curricular, já que traduz em termos mais concretos o que o professor irá realizar em sala de aula e como irá alcançar os objetivos educacionais propostos.
O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.
Significado de Planejamento substantivo masculino Ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação. Ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano.
Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se ...
Suas etapas do processo são:
Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo é muito mais efetiva. ... Já no ambiente profissional, seja como funcionário, autônomo, empresário, gestor, líder ou empreendedor de alguma forma, realizar um bom planejamento pode proporcionar resultados extraordinários.
Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Responsável por definir objetivos, metas e planos para a organização.
1) Escolha do tema; 2) Revisão de literatura; 3) Justificativa; 4) Formulação do problema; 5) Determinação de objetivos; 6) Metodologia; 7) Coleta de dados; 8) Tabulação de dados; 9) Análise e discussão dos resultados; 10) Conclusão da análise dos resultados; 11) Redação e apresentação do trabalho científico.
O planejamento familiar funciona através do controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Essas ações tem como objetivo garantir o bem estar da criança e do casal, pois dessa forma é possível escolher qual o melhor momento para a chegada dos filhos e o crescimento da estrutura familiar.
Os métodos contraceptivos são utilizados quando o objetivo é evitar a gravidez. Há procedimentos reversíveis e irreversíveis. Assim, o planejamento familiar auxiliará na hora de identificar quais são as opções mais adequadas.
Portanto, o enfermeiro, responsável pelas consultas de planejamento familiar na AB, tem um papel importante, devendo passar todas as orientações e informações para aqueles que desejam evitar uma gravidez e oferecer métodos disponíveis na UBS, como também apoiando, orientando e supervisionando quando existirem aqueles ...
As consultas de Planeamento Familiar servem para esclarecer dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo com funciona em relação à sexualidade e à reprodução tendo em conta a idade da mulher; Informa-se sobre a gravidez; Prestam-se informações Informa-se sobre anatomia e fisiologia da sexualidade humana e ...
Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada.
Como Fazer Um Planejamento Financeiro Familiar - 6 Passos simples
Além dos métodos naturais (Muco, temperatura e tabela), os métodos artificiais de planejamento familiar são classificados como hormonais (pílulas, injetáveis e implantes subdermais) espermaticida (esponjas e geléias), de barreira (capuz cervical, preservativos e diafragma) e os de ação mecânica, combinados ou não com ...
O papel do enfermeiro é auxiliar o casal, de forma não coercitiva, a escolher o método mais adequado, seja para contracepção ou concepção. A atenção personalizada consiste exatamente em procurar “escutar” anseios, dúvidas e angústias do casal e direcionar a assistência com base no contexto de vida dos envolvidos.
Conheça os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS
Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se, sempre que possível, realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.
— Preservativo (camisinha): barato e confiável, ele é o mais indicado para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Se usado de forma certa, evita a gravidez em até 98% das vezes. — DIU: o dispositivo intrauterino é um método contraceptivo de plástico, que é introduzido no útero pelo ginecologista.
Uso de camisinha é o meio mais eficaz de prevenção contra DSTs.
Não há restrição do uso por adolescentes.
MÉTODOS DEFINITIVOS OU CIRÚRGICOS (ESTERILIZAÇÃO) A esterilização é um método contraceptivo cirúrgico, definitivo. Ele pode ser realizado, na mulher, por meio da ligadura de trompas (laqueadura ou ligadura tubária) e, no homem, pela ligadura dos canais deferentes (vasectomia).
Os contraceptivos hormonais são métodos para prevenção da gravidez à base de formas sintéticas de hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona. Alguns desses métodos combinam os dois hormônios, enquanto outros têm apenas progesterona.
Esterilização feminina é uma forma de controle da natalidade na qual as trompas de falópio da mulher são fechadas por meio de cirurgia. Normalmente, as trompas de falópio carregam os óvulos até o útero.
A esterilização tubária é um procedimento que pode ser feito por uma cirurgia convencional no momento da cesárea, por via minimamente invasiva, através de uma cirurgia laparoscópica ou por histeroscópica, um método que pode ser feito no consultório e não necessita de anestesia ou cortes.