Como feito a tcnica de aspiraço no paciente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A aspiração pode ser realizada de três tipos diferentes: pela boca (orotraqueal), pelo nariz (nasotraqueal) ou pela entrada de traqueostomia (endotraqueal). Reconhecer corretamente o tipo a ser feito é determinante para o sucesso da etapa.
O que é aspiração traqueal?
A aspiração endotraqueal é um procedimento que visa manter as vias aéreas pérvias, removendo, de forma mecânica, secreções pulmonares acumuladas, sobretudo em pacientes com via aérea artificial(1).
Quais são as técnicas de aspiração endotraqueal?
Descrição da técnica de aspiração endotraqueal: A aspiração endotraqueal de adultos intubados em sistema aberto consiste na introdução de uma sonda através da via aérea artificial e aplicação de pressão negativa no momento da retirada da sonda, para a sucção de secreções [1,19,20,23,26].
Qual o objetivo da aspiração traqueal?
É um procedimento invasivo, que remove as secreções traqueobrônquicas e orofaríngeas, favorecendo a melhora na permeabilidade das vias aéreas e, com isso, melhoria da ventilação pulmonar (PORTO, 2001).
Quando realizar aspiração endotraqueal?
A aspiração da traqueostomia deve ser feita após avaliação das características respiratórias da pessoa traqueostomizada, e não com base em horário prescrito; deve ser realizada quando o paciente não consegue eliminar as secreções.
Quais os materiais utilizados na traqueostomia?
As cânulas de traqueostomia podem ser metálicas, plásticas ou siliconadas; com ou sem cânula interna; com ou sem balonete (cuff); e fenestradas ou não. As cânulas fenestradas possibilitam a passagem do ar por meio da cânula e das cordas vocais, permitindo a fala.
Quais são os cuidados de enfermagem para a aspiração traqueal?
Normas Gerais: Deixar quantidade suficiente de materiais de aspiração a beira do leito (gaze estéril, luvas de aspiração, sondas de aspiração traqueal e oral, água estéril, seringa). Montar o aspirador preferencialmente em vácuo. Manter durante a aspiração uma pressão entre 80 e 120mmHg (maior pode provocar traumas).
Quais os objetivos da aspiração?
A aspiração é a aplicação de sucção ao trato respiratório do paciente para ajudá-lo a remover secreções líquidas ou espessas das vias aéreas superiores e inferiores, quando o paciente não tem condições de removê-las sozinho. A aspiração das vias aéreas superiores pode envolver o nariz, boca e orofaringe.