Procedimento: cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado posterior é feita com um artroscópio usando pequenas incisões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva. Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor da cirurgia, menos tempo gasto no hospital e tempos de recuperação mais rápidos.
Dois discos cartilaginosos, os meniscos, têm a função de amortecer os impactos. Geralmente o ligamento cruzado anterior é rompido durante a prática de esporte, quando há uma hiperextensão do joelho ou uma rotação excessiva com a perna fixada.
Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço. Algumas lesões nos ligamentos do joelho são muito ocmuns na prática de esportes, como a do ligamento cruzado anterior.
As lesões completas do LCA em pacientes jovens e ativos são, por consenso, de tratamento cirúrgico, pois, uma vez rompido, o ligamento tem potencial pobre de cicatrização. A cirurgia de escolha clássica é a reconstrução do LCA, cuja técnica vem sofrendo alterações ao longo dos anos.
Algumas dicas para tratar a lesão no joelho em casa são:
Em geral, trauma no joelho causa estiramentos dos ligamentos externos (medial e colateral lateral) e internos (anterior e cruciado posterior) ou lesões no menisco. Os sintomas incluem dor, edema articular, instabilidade (com estiramentos graves) e bloqueio (com algumas lesões no menisco).
Os sinais e sintomas de uma torção no joelho incluem:
Aplicação local de gelo: A maneira correta de gelo uma lesão é a utilização de gelo diretamente para a área lesada por 15 a 20 minutos. Órtese: O seu joelho deve ser protegido contra a mesma força lateral que causou a lesão. Pode ser necessário alterar as suas atividades diárias para evitar movimentos arriscados.
Os sintomas mais comuns na lesão de ligamento colateral medial são:
Não existe regeneração do ligamento rompido quando este é o ligamento cruzado anterior. Este ligamento não se regenera ou cicatriza. O que deve ser reavaliado é o grau de instabilidade gerado pela lesão parcial deste ligamento.
Em lesões parciais e isoladas deste ligamento um período de imobilização e fisioterapia pode promover a cicatrização em cerca de 3 meses, já lesões que requerem cirurgia podem demorar de 9 meses a 1 ano para o retorno completo ao esporte.
Exercícios de fortalecimento dos músculos da coxa (abdutores e adutores de quadril, extensão e flexão do joelho, agachamentos, exercícios no leg press e agachamento num pé só); Alongamentos que inicialmente devem ser realizados com ajuda do fisioterapeuta, mas que depois poderão ser controlados pela própria pessoa.
Ruptura de ligamento é quando um ligamento se rompe, a ruptura ocorre quando ligamentos que suportam uma articulação são subtamente esticados ou rasgados. As consequências são: dores cronicas, lesões de outras estruturas...