EM PACIENTES QUE NÃO APRESENTAM LESÕES ATIVAS VISÍVEIS, COLHER MATERIAL (LINFA) DO LÓBULO AURICULAR DIREITO (LD), LÓBULO AURICULAR ESQUERDO (LE), COTOVELO DIREITO (CD) E COTOVELO ESQUERDO (CE), COLOCAR IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE NA PARTE FOSCA DA LÂMINA (INICIAIS DO NOME DO PACIENTE, Nº DO CÓDIGO DE BARRA E NOME DA UBS) ...
Para fazer o exame de escarro, uma amostra de expectoração é colocada num recipiente com substâncias que promovem o crescimento de bactérias ou fungos. Se os organismos que podem causar infecção se multiplicarem, a cultura é positiva.
Sobre o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) No teste, por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR), é realizada em tempo real a extração, amplificação e detecção do DNA do M. tuberculosis, além de triagem de cepas resistentes à rifampicina.
A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).
Teste conhecido como PPD (derivado proteico purificado), Reação de Mantoux ou Teste Tuberculínico. Estima-se que este exame fique positivo após 3 a 12 semanas do primeiro contato com o bacilo da tuberculose.