O objetivo do embasamento teórico de um trabalho não é criar conhecimento novo, mas sim, relatar o trabalho que outros autores desenvolveram sobre o tema de sua pesquisa. Porém, a redação é sua. Você deverá fazer uma narrativa totalmente baseada nas opiniões destes autores.
A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.
Consideramos que a proposta pedagógica é o plano orientador das ações práticas da instituição, aquele em que se definem as metas e os objetivos que se almeja atingir, as aprendizagens que se pretende promover nas crianças que são educadas e cuidadas nas instituições de Educação Infantil.
O primeiro passo para uma promoção eficiente de uma proposta pedagógica é promover a inclusão de espaços para a discussão. Essa troca de ideias, por meio de um debate saudável, deve incluir tanto a equipe de funcionários do colégio quanto os pais e responsáveis dos estudantes (além, é claro, dos próprios alunos).
A última parte, Desdobramentos Didático-Pedagógicos, sinaliza alguns aspectos importantes a serem observados no trabalho docente para a elaboração e implantação dos currículos organizados por competências. A noção de competência vem sendo utilizada hoje no mundo do trabalho e no mundo da educação.
Conjunto de focos e estratégias relacionados ao processo de ensino-aprendizagem utilizados para mapear e orientar a prática educativa, a fim de que sejam alcançados os objetivos educacionais previamente enunciados.
Orientações didático-pedagógicas para elaboração do planejamento de ensino é um documento que traz orientações de como sistematizar o planejamento anual/semestral e ou modular do ensino-aprendizagem, tendo em vista a intencionalidade do ato de educar.
A linguagem ganha destaque especial durante a execução de ações metodológicas, vista ser esta o fio condutor de todo o processo de aprendizagem. Nesse contexto, a criança vale-se e apropria-se da mesma como forma de exercer influência ao realizar as atividades que lhe são determinadas pelo meio e durante o trabalho.
Guia de orientação de estudo
Diretrizes para a Orientação de Estudos
Definição: O Guia de Aprendizagem é um instrumento de gestão que se destina fundamentalmente a apresentar com objetividade os conteúdos, as habilidades e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do bimestre em cada disciplina.
Atividades Autodidáticas Trabalhos em grupo para promover a interação entre os alunos e desenvolver a capacidade de organização do raciocínio, a comunicação e a argumentação.
Em campos como a psicologia comunitária, o desenvolvimento internacional e a saúde pública, a investigação-ação implica que um investigador universitário entre em uma instituição ou comunidade para fazer investigação-ação junto com e não sobre os participantes.
Em sala de aula, a investigação-ação realizada pelos docentes, torna-se o meio pelo qual o currículo se concretiza. ... Para ele, o objetivo fundamental da investigação-ação é melhorar a prática e a partir dela, gerar conhecimentos, cuja produção e utilização são subordinados a esse objetivo.
Além de sua aplicação em ciências sociais e psicologia, a pesquisa-ação é, hoje, amplamente aplicada também na área do ensino (Engel, 2000). ... Segundo Le Boterf (1984), na pesquisa participante a população envolvida objetiva identificar seus problemas, analisá-los e buscar as soluções adequadas.
A Pesquisa de Ação Participativa ou IAP faz parte de uma família de metodologias de pesquisa (pesquisa-ação, aprendizagem-ação, etc.); cujo objetivo é perseguir, ao mesmo tempo, a ação e os resultados da pesquisa.
A PA é definida por Thiollent (1985, p. 14) como uma pesquisa com base empírica, "realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo".
A principal característica da pesquisa - ação, citada por Lewin e seguida por EIliott, é a de ser um processo que se modifica em espiral15, e compreende - se por quatro etapas: - Diagnosticar a situação problema na prática. - Formular estratégias de ação para resolver o problema.