Reúne os elementos relevantes do texto. Este tipo de fichamento consiste basicamente em transcrever trechos dos textos a que se refere, copiando citações importantes, e ligando-os a um breve resumo ou o registro da interpretação do texto feita pelo leitor.
Fichamento textual, de resumo ou de conteúdo Como o nome deixa entender, esse fichamento busca resumir com mais detalhes, de forma completa. Não deve ser longo, mas nunca curto demais, como um sumário de partes do texto.
Veja a seguir o passo-a-passo do fichamento para TCC:
Fichamento Crítico (de comentário ou analítico) É neste tipo de ficha que o estudante/pesquisador vai além de descrever o conteúdo da obra lida, ele interpreta, incluindo uma crítica pessoal às ideias expressas pelo autor da obra.
→ Fichamento de transcrição/citação direta: é o tipo de fichamento que consiste na transcrição fiel dos trechos principais da obra.
Fichamento de citação Como o nome já diz, nesse modelo você vai fichar as citações mais relevantes do texto. Assim, é como escrever as citações diretas de um trabalho em tópicos. Nesse caso, lembre-se de seguir as regras da ABNT com transcrição literal do trecho, nome do autor, ano e página.
Quando usamos esse tipo de citação devemos colocar entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação da obra e o número da página (tudo separado por vírgulas). Além da citação direta, há mais dois tipos de citação: Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.
Citação longa (mais de 3 linhas)
Por outro lado, a citação direta longa é a transcrição de trechos maiores do texto original. O texto transcrito deve ter mais de 3 linhas. Além disso, a formatação da citação direta longa é diferente: ela deve ser destacada com recuo de 4 cm, tamanho da fonte 10 e não utilizar aspas.
Caso a citação direta seja maior do que três linhas, será preciso fazer um recuo à esquerda de 4 cm, com espaçamento simples e fonte tamanho 10. Entre o texto e a citação, deverá ser utilizado 1 espaço de 1,5 cm.
A forma correta para citar artigo da internet no texto é com o método da norma ABNT chamado: “autor data”. Basta informar entre parenteses o autor e data (ano) da fonte citada. Como, por exemplo: (ABIKO, 2012).
Adicionar citações ao seu documento
Coloque a fonte 'Times New Roman', tamanho 10', itálico e justifique o alinhamento. Depois clique em 'Parágrafo', dentro do botão 'Formatar' e ajuste o 'Recuo' à esquerda para 4 cm e clique em 'Ok'. Agora, basta selecionar a citação e clicar na opção 'Citação', e pronto, o seu texto já está devidamente formatado.
Citação direta longa
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Nesse contexto, a famosa frase de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, encontra embasamento e persistência no âmbito escolar quando há foco em disciplinas que não sejam abordadas de forma superficial e que causem no aluno desânimo ou falta de interesse.
3 – Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza
A moradia é considerada direito social básico, sem o qual há ameaça à sobrevivência. O artigo que garante acesso à moradia a todos os cidadãos é o artigo 6.
Exemplo: Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”... Citação indireta: é a citação na qual você parafraseia a ideia original, transcrevendo-a com suas próprias palavras. Ela não acompanha aspas, mas deve constar a fonte.
A Revolução Industrial poderá ser citada nas dissertações sobre:
Para começar a redação por alusão histórica, é preciso recordar-se de um momento da História em que algo relevante para o tema tenha acontecido e citá-lo, relacionando-o ao contexto atual ou à problematização temática.