Em pé, com os braços estendidos ao longo do corpo e coluna ereta; os olhos em um ponto fixo e cabeça a 90º do chão; calcanhares e joelhos com ponto de contato entre eles e os glúteos encostados na parede ou no antropômetro. Esta é a posição ideal para medir a altura.
A ergonomia organizacional é muito importante dentro de um ambiente empresarial, uma vez que ela visa redução de problemas internos causados pela existência de um ambiente de trabalho não tão favorável.
A ergonomia é a ciência que ajusta o trabalhador às condições laborais, numa tentativa de fazer com que o empregado permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício da função. Como consequência, a ergonomia também previne a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho.
O objetivo é desenvolver uma integração perfeita, possibilitando melhores condições de trabalho com mais segurança, eficiência, garantindo a saúde e o conforto. Portanto, é importante entender que quem busca o uso da ergonomia previne acidentes, corrige erros e diminui riscos em geral.
Pelos inúmeros atendimentos realizados pelos dentistas ocorre que há um esquecimento em relação a um trabalho confortável e postura correta. A ergonomia tem por objetivo propiciar ao dentista um melhor conforto e segurança, para que não apareçam problemas futuros e também produzir maior eficiência ao profissional.
Fisioterapeuta ressalta importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Postura incorreta na estação de trabalho, sedentarismo, estresse, além dos impactos físicos, são minimizados com a prática das atividades laborais. Por isso, 15 minutos de exercício fazem toda a diferença ao longo do dia.