Quando mais amplo, mais estratégica a visão.
Se a análise horizontal trata de comparar resultados ao longo do tempo (ou seja, em uma linha horizontal), a análise vertical consiste em focar em um mesmo período. Estamos falando, portanto, de uma avaliação de cima para baixo.
As análises vertical e horizontal consistem em análises que buscam entender a dinâmica das operações de uma empresa. A análise vertical busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados. Enquanto que a análise horizontal foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.
A análise vertical é feita a partir de um cálculo bastante simples, que deve seguir a seguinte fórmula:
1a Questão Qual a finalidade da Análise Vertical? É evidenciar a capacidade de uma entidade econômico-contábil honrar os seus compromissos de curto e longo prazos. É apresentar a relação entre o período inicial e o último período.
A análise e interpretação das demonstrações contábeis e relatórios visam, basicamente, verificar a situação do patrimônio, num dado momento, e das modificações ocorridas no período, avaliando a lucratividade da empresa e se os objetivos foram plenamente atingidos.
ANÁLISE POR ÍNDICES. Este é o processo de análise mais utilizado pelos analistas de Balanços, porque oferece visão global da situação econômica e financeira da entidade. Os índices são extraídos das demonstrações financeiras através de confrontos entre contas ou grupos de contas.
São eles: ativo, passivo e patrimônio líquido.