Passo a passo Amasse as frutas no coador, utilizando a colher e retire o máximo de líquido possível. Depois adicione o vinagre ao suco e misture. Junte o sal a estar composição (o sal impede o mofo). Por último, despeje a tinta da fruta em um frasco limpo e matenha-o bem fechado quando não estiver em uso.
Os corantes naturais A grande diferença entre uma tinta natural e uma comprada é a composições. As naturais são feitas com partes de flores e plantas inteiras, cascas, raízes, frutas insetos, nozes, pétalas, folhas, terra, entre outros.
Pegue algumas folhas verdes, pique-as, coloque em uma tigela e soque bem. Misture álcool e continue socando até que a mistura fique verde. Coe a mistura, usando um coador de papel ou pano de prato. Você acabou de extrair o pigmento verde das folhas, a clorofila, que é o pigmento que age na fotossíntese das plantas.
Primeiro, vamos colocar uma colher de açafrão dentro de um potinho. Em seguida, vamos colocar três colheres de água. e para deixar nossa tinta bem consistente, vamos precisar de duas colheres de cor. Agora é só mexer tudo.
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem. Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes.
A espécie utilizada para obtenção dos extratos da beterraba foi a Beta vulgaris, em que foram usados aproximadamente 50g de beterraba in natura, previamente descascada e cortada. Posteriormente, adicionou-se 150 mL de água destilada, aqueceu-se a solução à fervura, até que a água reduzisse a metade do volume inicial.
Cor Verde – Erva-mate: foram colocadas dez colheres de erva mate em um recipiente com água fervida e fria, após doze horas ela deve ser coada e adicionada à cola ou clara de ovo para aglutinar e ao bicarbonato para a cor fixar. Esquema: Extração de pigmento + aglutinante + fixador = tinta natural.
Tintas naturais são aquelas que ao invés de serem feitas de produtos químicos, são extraídas de elementos da natureza, ou seja, a partir de compostos orgânicos feitos com moléculas que contêm carbono combinado com hidrogênio e, muitas vezes, com oxigênio ou nitrogênio.
Modo de fazer: - Recolha os produtos naturais e coloque cada espécie separada em um recipiente com água; - Leve ao fogo e deixe ferver até que o líquido em que estão inseridos os produtos mude para uma tonalidade forte; - Deixe esfriar e transfira os pigmentos obtidos para formas individuais de acordo com a coloração.
Como escurecer os cabelos brancos precoces com 5 remédios naturais
COMO COBRIR TOTALMENTE OS FIOS BRANCOS?
Cabelos com mechas precisam cobrir fio branco com mistura de tintas
Se a ideia é cobrir os fios brancos, saiba como resolver isso facilmente
O champagne, beges ou platinados são exemplos de tons que servem para prolongar os retoques e podem ser usados no cabelo todo ou como luzes, que são um ótimo truque para rejuvenescer o visual e, ao mesmo tempo, disfarçar os fios brancos. Mulheres que querem deixar os fios castanhos podem fazer luzes em tom mais claro.
Os cabelos brancos conseguem a mesma fixação que os fios de coloração natural. ... Desde Maijrel, uma coloração com amônia, até INOA (sem amônia), conseguem uma cobertura de 100% dos cabelos brancos. O desbotamento de um fio branco é o mesmo de um natural. O branco não influencia no desbotamento", finalizou.
Nesse caso, usando a mesma técnica “misturar uma tinta base zero com o reflexo para cobrir os brancos. No entanto, a proporção dependerá do número de fios. Ou seja, quanto mais grisalhos, mais perto de 50% e 50% essa mistura deve ser”.
Anote aí!
Se a mudança na cor é algo importante, a melhor sugestão é fazer uma decapagem para remover a pigmentação, proteínas e água do fio. No entanto o processo de decapagem tende a destruir o cabelo. Outro fator que pode atrapalhar a descoloração e tintura é a espessura do cabelo.
Na tabela de cores de cabelo quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro. Então o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura.
Mais dicas importantes para que a tintura dure mais Água quente agride o fio e acelera a perda de pigmentação, por isso, é preciso ter bastante cuidado durante o banho. Uma dica é lavar rapidamente o cabelo e aplicar o condicionador, colocando, em seguida, uma touca plástica comum na cabeça para continuar o banho.
Raiz mais Clara do que as Pontas, Como Corrigir?
"O ideal é que a cor escolhida para esfumar seja o mais próximo do natural, fazendo com que a transição dos tons ocorra de forma suave", explica. Uma dica importante é respeitar a temperatura que será adotada no comprimento. Para tons de loiro acinzentados ou ruivos mais frios, a cor da raiz também deve ser fria.
Se não, hidrate os fios e finalize como o costume. Se ainda há um brilho ou claridade em destaque na raiz, prepare o tonalizante capivara, diluído 1:2 em diluidor arco-íris da Kamaleão. Aplique na raiz, começando por onde está mais evidente, deixe agir por 30 minutos e enxágue.
Como corrigir um vermelho que ficou manchado ou claro demais Quando o tom de vermelho fica mais claro que o desejado, o cabeleireiro conta que basta usar um tonalizante ruivo mais escuro ou até de uma cor parecida com a anterior para intensificar a pigmentação.
Passo: para neutralizar os reflexos vermelhos, o profissional deverá utilizar uma tinta de base verde ou mate. Portanto, fará uma mistura dessa tinta com a cor que considerar adequada para que o efeito seja positivo, levando também em consideração o resultado que você espera.
Segundo a cabeleireira, usa-se a Estrela de colorimetria para descobrir a cor que neutraliza o vermelho. "Através dela percebemos que o tom verde anula o vermelho. Por isso, deve-se usar esse pigmento, que possui o número 7 após o ponto ou vírgula, como o 5.
Para passar dos fios vermelhos para os castanhos o processo é menos agressivo do que ir para o loiro. Isso porque, caso sua cor atual seja um vermelho mais fechado, você pode facilmente optar por uma coloração castanha que cubra a tonalidade vermelha.