Coloque as cartas desejáveis no topo do baralho.
Um ótimo jeito de fazer isso é saber aproveitar o casal maior. Tem pato que joga a copeta na primeira mão, o zap na segunda e leva só um pontinho. Como dizia o velho sábio, "Manilha na mão de marreco só vale um ponto". Tente o seguinte, basta ser ator: Na posse de casal maior, perca o primeiro turno de propósito.
CONTAGEM A contagem de pontos é a seguinte: o jogador que bater não perde pontos; os demais perdem a soma das cartas de sua mão, ou seja: Curinga - 20 pontos Ases - 15 pontos cada Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos cada 10, 9, 8, 7, 6, 5, 5, 4, 3, 2 - o valor da carta.
Começando com uma área de 7x7 pontos não ligados, desenhados em uma folha, cada jogador terá o direito de marcar uma única linha horizontal ou vertical entre dois pontos adjacentes que não foram ligados. Quando Um jogador completa um quadrado ligando esses pontos, ele ganha pontos e tem o direito de jogar novamente.
Curinga. O curinga pode ser usado como qualquer carta do jogo, a cada rodada uma carta é virada sob o baralho indicando o curinga, que sempre é uma carta a cima de mesma cor, por exemplo, se for virado um 7 de Paus, os curingas serão os 8 de Paus e os 8 de Espadas.
Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos. ... Por extensão, em muitas atividades são denominados "curingas" uma peça ou pessoa que possa assumir o valor de outras.
Ganha, assim como no Buraco, quem fizer o maior número de pontos. Neste, diferente da Canastra, pode ser feita a trinca, ou lavadeira, como também é chamada, e não faz uso do Curinga (Joker). Outra diferença, é que é possível bater tendo apenas canastra suja.
A variante do Coringa – personagem, arqui-inimigo do Batman – indica indivíduos frios e perigosos: “A maioria dos criminosos que a utilizam parecem absorver as características deste personagem (insano, sarcástico, vida louca).
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13). Os naipes (símbolos) do baralho são: espadas(♠), paus(♣), copas(♥) e ouro(♦).