No teclado fica assim: Para encontrar qualquer sétima maior é só você diminuir um semitom da tônica do acorde. Por exemplo, se quiser formar o acorde de lá bemol com sétima maior (Ab7M) é só diminuir um semitom da nota lá bemol. Teremos então a nota sol.
Para achar um acorde aumentado, conte dois tons a partir de uma nota qualquer. Essa será sua terça maior. Depois, conte mais dois tons a partir dessa terça maior para achar a sua quinta aumentada. Se partirmos de E (Mi), conte dois tons para cima.
O acorde de sétima, como também é chamado, é feito adicionando a sétima nota menor (de uma escala diatônica em relação a tônica da escala). Isso significa 10 semitons para menor e 11 semitons para um acorde maior. Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores com sétima: Dó com sétima (C7)
Coloque o indicador na segunda casa da quinta corda. Essa nota é o B, a terça do acorde G, que ainda precisa da quinta para formar a tríade: tônica, terça e quinta. Vá palhetando as duas cordas e ajustando a posição dos dedos até o som sair limpinho. Veja como soam juntas a tônica e a terça maior.
Sol Maior com Sétima (G7) - Violão.
Isso acontece porque na nossa escala diatônica existe um intervalo de semitom entre o Mi e o Fá natural, por isso é necessário acrescentar um sustenido no Fá para que a escala natural de Sol maior fique completa.