O utilitário gBak fica dentro da basta Bin, no diretório onde você instalou o firebird....Saiba quando e como usar o utilitário gBak do Firebird para a exeução de backup/restore.
Usando o comando CREATE DATABASE: SQL> CREATE DATABASE 'C:\TUTORIAL. FDB' USER 'SYSDBA' PASSWORD 'masterkey' PAGE_SIZE = 4096 DEFAULT CHARACTER SET WIN1251; SQL> COMMIT; SQL> Create Database D:\Banco de Dados\Firebird\Banco_Neri.
Essa ferramenta fica no diretório raiz de instalação do Firebird na pasta bin, o nome do aplicativo é “isql” , com ela podemos executar consultas, inserções, updates e exclusões contra uma base de dados.
O Firebird é um banco de dados cliente/servidor open source, compatível com o padrão SQL-92, que foi desenvolvido a partir do código-fonte do InterBase 6. Somando as versões disponíveis, o banco roda em mais de dez sistemas operacionais e vem conquistando espaço no disputado mundo dos servidores SQL.
Acabanco a instalação vamos ver se a mesma foi feita com sucesso.
Versão do Firebird: Se caso o programa Firebird já estiver instalado, verifique qual a versão do programa. Entre no menu iniciar vá até o "Painel de Controle". Procure pelo Firebird e dê um duplo clique para abrí-lo.
Como iniciar o serviço do Firebird manualmente
Dependendo do formato de arquivo exato, você pode usar um visualizador de software universal como o File Magic [download] para abrir seu arquivo GDB. Baixe o File Magic hoje para abrir seus arquivos GDB e centenas de outros tipos de arquivos com um programa.
Configurando a conexão ao seu banco de dados
Para abrir o DBF será usado o software MS Excel 2007, que é capaz de interpretar essas tabelas como uma base de dados. Abra o MS Excel em Iniciar >> Programas >> Microsoft Excel 2007.
Para conectar ao banco utilize a sintaxe abaixo: CONNECT 'Caminho_da_base' user 'USUÁRIO' password 'SENHA'; Então vejam o comando abaixo como exemplo: CONNECT 'D:\dados\Corporativo\SISTEMA\Database\SISTEMA.
Para remover o Firebird do computador siga os passos abaixo:
Para fazer um backup remoto usando o serviço nbackup do Firebird siga os passos abaixo: Pelo shell do sistema acesse a subpasta bin do Firebird. Digitar todo o comando acima sem quebra de linha. Trocar servidor pelo endereço IP ou nome da máquina onde está o servidor Firebird.
Para conectar - se a uma base de dados usando o isql temos que informar o user e o password, nesse caso estou usando o padrão (USER: sysdba PASSWORD: masterkey), é importante mencionar que todos os comandos digitados no isql tem que terminar com ponto e vírgula “;”.
Dê uma olhada no diretório /etc/init. d/ e veja se você acha algo referente ao Firebird.