ITENS MONETÁRIOS são aqueles representados por dinheiro ou por direitos a serem recebidos e obrigações a serem liquidadas em dinheiro. ITENS NÃO MONETÁRIOS são aqueles representados por ativos e passivos que não serão recebidos ou liquidados em dinheiro.
Os ativos monetários levam em consideração apenas a parte monetária do ativo circulante. ... Contabilmente, correspondem ao ativo circulante de uma empresa menos seus estoques, de forma que o valor residual esteja na forma de moeda.
adjetivo Relacionado com o dinheiro, com a moeda em circulação: sistema monetário; valor monetário; pagamento monetário. substantivo masculino Numismática. Ação de colecionar moedas; essa coleção.
MOnetarios é dinheiro em espécie ou no banco os não monetários são ativos que não dinheiro.
O que é valor monetário? Por definição, em economia, contabilidade, finanças e negócios; “preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio”. Esse valor monetário, expresso numericamente é bastante objetivo e claro para qualquer consumidor.
A economia monetária é um ramo da economia que apresenta o enquadramento para a análise da moeda nas suas funções como um meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Trata da forma como a moeda, por exemplo a moeda fiduciária, pode obter aceitação meramente por força da sua conveniência como um bem público.
O primeiro dinheiro do Brasil foi à moeda-mercadoria, e durante muito tempo o comércio foi feito por meio da troca de mercadorias, e isso continuou mesmo após a introdução da moeda de metal, sendo assim o início do Sistema Monetário Nacional.
Cédulas e Moedas do Brasil
O Conselho Monetário Nacional funciona de forma deliberativa, ou seja, não atua diretamente, mas estabelece e divulga as regras gerais para que todo o mercado financeiro funcione corretamente. Sua função é regulamentar os outros órgãos do Sistema Financeiro Nacional: Banco Central do Brasil (Bacen)
Um sistema monetário é um conjunto de regras e instituições cujo objetivo é organizar a moeda em um determinado espaço monetário. ... Existem também sistemas transnacionais, como a zona euro.
O principal objetivo do CMN é garantir o desenvolvimento e a estabilidade econômica e social do país. Ele é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional e tem a função de orientar as ações que serão executadas por diferentes órgãos.
No Brasil, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está basicamente disciplinado pela Lei nº 4.
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos. O SFN é organizado por agentes normativos, supervisores e operadores. ...
O Banco Central do Brasil – BCB, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC são as entidades supervisoras do nosso Sistema Financeiro.