O examinador irá realizar uma pegada larga polegar-dedos sobre o músculo peitoral maior. Com o auxílio da outra mão, o examinador realiza a rotação externa do MS do paciente. Nessa posição, a pegada do examinador percebe o processo coracóide sob os dedos e, lateralmente a essa estrutura, o tubérculo menor.
Processos espinhosos: localizar o espaço intervertebral de L4-L5, deve-se mover os dedos em direção ascendente; Espinha ilíaca póstero-superior: repousam abaixo das depressões circulares encontradas acima das nádegas; Tuberosidade Isquiática: para este o paciente deve deitar-se em DL, fletindo o quadril.
Exercícios fisioterapêuticos para tratamento da dor Ciática
Deite-se de costas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Coloque seu tornozelo sobre o joelho da perna oposta. Gentilmente use o joelho para trazer o tornozelo próximo ao tronco, com a ajuda das mãos. Mantenha a postura por 15 segundos e repita-a cinco vezes por dia, de cada lado.
Este nervo ciático inicia na lombar, passa pela região dos glúteos e por toda a perna, até chegar ao dedão do pé. Ele é o responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores da coxa e os músculos e sensibilidade das pernas. A dor pode acontecer em qualquer parte do nervo ciático.