Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo. Por isso, o ideal é estimulá-las, desde cedo, com brincadeiras que proporcionem jeitos diferentes de vivenciar os conceitos que mencionei acima.
Sugestões de Trabalho Converse com as crianças sobre os conceitos "maior que", "menor que" e "igual a". Confeccione o símbolo "maior que" ("menor que") usando palitos de sorvetes, E.V.A. ou papel cartão. Solicite às crianças que façam bolinhas de papel.
A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.
A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
Dado o nome de coordenação motora, a habilidade de mover os músculos de forma precisa, dando total domínio corporal. ... É a coordenação motora infantil que permite que a criança consiga dançar, pular e fazer tarefas que irão se aperfeiçoar cada dia mais como escrever e usar uma tesoura para recortar um papel.