Vale lembrar que essas sugestões vale tanto para Windows quanto para Windows 11 e entre elas estão dicas de como ajustar os apps que inicializam junto com o PC ou rodam em segundo plano, desativar a opção de dicas e truques do Windows e muito mais.
Alterar as configurações visuais do sistema pode deixar seu computador rodando de maneira mais fluida. Efeitos visuais como animações, esmaecimento e sombreamento, podem ser agradáveis aos olhos, mas o processamento de seu computador será utilizado nesses efeitos. Você pode aumentar o desempenho de processamento desabilitando algumas configurações visuais.
Os últimos jogos AAA podem precisar muito mais de recursos em comparação com títulos mais antigos. Nossos sistemas precisam de placas de vídeo que dêem conta da tarefa. Se você estiver executando uma unidade de processamento central dual ou quad core e estiver atualizando sua memória e adicionando uma SSD, por que não atualizar a placa de vídeo? Uma placa de vídeo pode ser um dos aspectos mais importantes para jogos em PC com Windows 10. As placas de vídeo ficam desatualizadas muito rapidamente. Mesmo com muita memória, as placas de vídeo mais antigas têm dificuldade de executar jogos modernos em configurações médias a 1080p com taxas de quadros confortáveis. Dica: Defina o orçamento e os requisitos de forma realista. Placas de vídeo de alta qualidade podem ser caras. Determine quais jogos você vai jogar e otimize o orçamento de acordo. Certifique-se de encontrar uma placa de vídeo compatível com a placa-mãe, o gabinete e a fonte de alimentação. Há muitas opções para escolher, então escolha com sabedoria.
Com o sensor de armazenamento ativo, o espaço em disco do PC ficará livre de arquivos temporários. Assim, além de contar com mais gigabytes para armazenamento, você não terá problemas de desempenho ocasionados pela falta de espaço de disco.
Além de gastar os recursos de seu sistema para exibir recursos como animação, o Windows 10 também usa efeitos de transparência para certos recursos como o menu de tarefas. Esse aparentemente simples e leve efeito é muito complicado e ocupa mais recursos do sistema do que se imagina.
A opção "Dicas e Truques do Windows" faz comentários sobre como utilizar o sistema em segundo plano enquanto você navega em seu computador. Entretanto, essa função também consome memória RAM durante a análise. Caso essa função não seja interessante para você, é possível desativá-la.
Frequentemente, seu PC vem pré-instalado com softwares de terceiros que você pode não precisar. São conhecidos como 'bloatware' e podem ocupar espaço de armazenamento devido ao seu tamanho e normalmente nem são usados.
Atualizar seu armazenamento pode melhorar significativamente a velocidade e o desempenho do seu PC. A maioria dos PCs vem com discos rígidos giratórios (HDD), mas melhorar seu hardware de armazenamento para uma Unidade de Estado Sólido (SSD) transforma seu sistema em uma máquina mais poderosa.
Para desativar os efeitos de transparência, abra o menu do Windows e digite ‘configuração de cor’ na barra de pesquisa para fazer aparecer as configurações de cor para o Windows 10. De lá, role para baixo até encontrar o botão para ‘Efeitos de transparência’. Clique no botão para ativar ou desativar os efeitos de transparência.
Outro problema comumente ignorado são as configurações do sistema. Muitas vezes, os periféricos do sistema, como o mouse, são otimizados para uso em ambiente de trabalho em vez de jogos. É muito importante garantir que a aceleração do mouse seja ajustada para jogos. Isso normalmente é definido de modo que, conforme você move o mouse rapidamente, ele move o cursor para mais longe, o que é útil para operações normais da área de trabalho, mas não é ideal para jogos. Seus movimentos devem ser precisos e não podem ultrapassar o lugar que o cursor tem que estar.
Aproveite o momento para remover outros arquivos ou aplicativos que estejam ocupando memória extra ou espaço em disco. Um bom lugar para procurar arquivos antigos ou não usados para excluir é em sua pasta de Downloads.
Em configurações avançadas do sistema, você pode utilizar a memória virtual de seu computador para aumentar o desempenho do Windows executando programas. Confira como gerenciar manualmente as configurações de uso da memória virtual:
Dica: Outra ótima opção é usar uma SSD externa, como a X8. A Crucial X8 é executada até 1,8 vez mais rápido do que outras SSDs portáteis e até 7,5 vezes mais rápido do que HDDs portáteis. Faça backup e amplie sua biblioteca de jogos no PC para tê-lo em em qualquer lugar. A X8 também pode ser usada em dispositivos PS4™, Xbox One, iPad Pro e Android, com velocidades de até 1.050MB/s.
Pode parecer banal, mas a forma como a máquina está conectada à internet pode realmente afetar a jogabilidade. Se a sua experiência de jogo está cheia de falhas, atrasos ou até mesmo uma conexão perdida, pode ser que a conectividade seja o problema. Se você estiver usando uma conexão sem fio, essa pode ser a dificuldade. Conectar-se diretamente ao roteador por meio de um cabo ethernet sempre entregará os melhores resultados, seja qual for a velocidade do Wi-Fi. A melhor conexão sempre será uma conexão Ethernet direta, seja qual for a velocidade do Wi-Fi.
Se você está achando que o desempenho de seu PC está diminuindo e ele está diferente do que era anteriormente, reforçar as configurações do Windows 10 pode ajudar a aumentar suas velocidades e a eficiência do PC. O Windows 10 é um dos melhores sistemas operacionais em uso atualmente, mas incorpora diversos recursos do sistema que podem reduzir o desempenho de seu PC. A Microsoft até adicionou recursos integrados em sua última versão do Windows 10 para melhorar a eficiência geral. Ainda assim, seu PC pode continuar a apresentar um desempenho lento.
Para desativar a abertura de programas na inicialização, abra o Gerenciador de Tarefas e clique na aba Inicialização. Se você observar o ‘Impacto na inicialização’, ele informa quais programas têm um impacto alto ou baixo em sua inicialização. Aqueles que têm um alto impacto são os culpados por reduzir o desempenho do seu sistema.
O desempenho do PC pode ser prejudicado quando há muitos programas e aplicativos abertos ao mesmo tempo. Muitos instaladores irão instruir o Windows a executar seus programas assim que você inicializar seu PC, o que reduz o desempenho do seu sistema.
Em termos gerais, um computador funciona da mesma maneira, não importa como você o usa. A maioria dos sistemas tem vários programas que são executados automaticamente quando o sistema for inicializado. O problema é que esses programas podem precisar de muita energia, o que limitará o potencial do sistema enquanto você estiver jogando. Fechar esses programas extras permite que o sistema se dedique ao seu jogo.
A arquitetura do Windows 10 foi criada para manter a compatibilidade de jogos com as versões anteriores do Windows, mas com a inclusão do recurso do Xbox, alguns jogos ainda não são compatíveis. Porém, o número de jogos compatíveis está aumentando continuamente.
Jogar em várias plataformas, DVR de jogo e DirectX 12 são motivos empolgantes para usar o Windows 10, mas para executar esses recursos sem problemas é preciso mais do que apenas o mínimo. Caso você queira atualizar seu hardware com memória mais rápida, pense na atualização com uma SSD.
Executar muitas tarefas simultâneas em seu computador pode fazer com que ele fique lento e trave com mais frequência. Felizmente, o Windows permite gerenciar quais processos são executados em segundo plano, melhorando assim a capacidade de processamento do PC.