A melhor maneira de trazer paz às vidas dos envolvidos é aprender um novo estado psicológico para lidar com a montanha russa emocional que o TDA traz todo dia, o dia todo. Entender o que uma pessoa com TDA sente irá ajudá-lo a se tornar mais paciente, tolerante, compassivo e amoroso.
1. Restabelecer e cultivar a empatia pelo cônjuge, tentar entender o porquê do outro apresentar comportamentos específicos sem antecipar a intenção do outro. Olhar para si mesmo e para as suas responsabilidades e refletir de que maneira as suas ações reverberam no outro e quais as consequências delas.
Uma boa alternativa para ajudar essas pessoas a focar, é um exercício de alternância. Uma vez que elas entendam que precisam se concentrar, nem que seja eventualmente em coisas práticas, pode-se treinar um 'liga-desliga', do tipo agora estudo, mais tarde sonho. Obvio que não é fácil, mas, é possível exercitar.
Tratamento para Déficit de atenção Nos casos em que o grau de desatenção e hiperatividade não seja tão elevado, e que não cause tantos prejuízos no cotidiano da pessoa, é possível tratar esse distúrbio através do reconhecimento do problema, com auxílio de terapia cognitivo-comportamental.
Tratamento