No que se refere a autônomos será aceita declaração emitida pela empresa contratante do serviço, em papel timbrado, com carimbo do CNPJ da empresa e com firma reconhecida (contemplando as atividades desempenhadas e o período) requerida pelo cargo- função.
De maneira geral, são aceitos na prova de títulos em concursos públicos os seguintes documentos:
Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a) (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), trabalhou nesta empresa exercendo de forma eficiente e com competência o cargo de (informar), realizando as atividades de (descrever), no período de (data) a (data).
1 – Para fazer uma declaração de trabalho simples, será necessário informar os seus dados pessoais como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, local de trabalho e horário em que presta serviços para a empresa. 2 – Todo o texto deverá ser redigido em terceira pessoa.
O Que Pode ser Usado como Comprovante de Renda?
Eu, (especificar nome completo), RG nº (especificar número), CPF nº (especificar número), residente no endereço (especificar rua, nº, bairro, cidade/estado), DECLARO, para os devidos fins e sob as penas da lei, que trabalho como profissional autônomo/liberal, exercendo a atividade de (especificar atividade), desde ( ...
Geralmente, a declaração é escrita em primeira pessoa do singular ou plural: “Eu declaro para fins de comprovação...”; “Declaramos que o aluno João de Souza Pinheiro...” Local e Data: Depois do corpo do texto, é muito importante indicar o local e a data em que o documento foi redigido.
Este modelo de Declaração pode ser utilizado pelo candidato ou por seus responsáveis legais para informar a atual fonte de renda. Ela deve ser utilizada para todos os membros do grupo familiar que exercem atividades “do lar”, ou seja, sem remuneração.
Eu, _________________________________________________________, portador do RG nº _______________ , do CPF nº _______________, telefone ( )____________, endereço_________________________________________________________, declaro que não exerço atividade remunerada.
Atividade não-remunerada implica trabalho voluntário onde não é esperado receber pagamento em troca. Existem muitas pessoas que fazem trabalhos comunitários, mas não recebem nenhuma remuneração por essa atividade.
O Que Pode ser Usado como Comprovante de Renda?
_____-___, RG nº _____________________, residente e domiciliado no endereço ___________________________________________________, nº __________, bairro _______________________________, município de ___________________________ declaro para os devidos fins, que não possuo Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.
Eu, ________________________________________, portador(a) do RG nº _________________ e do CPF nº ___________________, declaro, sob as penas da lei, que NÃO POSSUO CONTA EM BANCO, quer seja conta corrente, poupança e/ou outros. Assumo total responsabilidade pelas informações prestadas acima.
Para mostrar os rendimentos, o autônomo pode reunir extratos bancários, declaração do Imposto de Renda, recibos de prestação de serviços emitidos e a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), feita exclusivamente por um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.
Confira abaixo uma lista de exemplos do que serve como comprovante de residência:
Para quem mora com os pais, geralmente é aceito um comprovante de residência em nome do pai ou da mãe acompanhado de um documento que comprove a filiação, exemplo: certidão de nascimento.
O comprovante de residência é qualquer documento que comprove que o cidadão tem uma residência fixa, seja ela própria ou alugada. Serve para evitar fraudes e garantir à entidade que o cidadão poderá ser encontrado, caso seja necessário, para cobranças ou outros procedimentos.
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA. Eu, , portador (a) do RG nº inscrito (a) no CPF sob o nº , DECLARO para os devidos fins de comprovação de residência, sob as penas da Lei (art.
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA. _______________________________ reside comigo. Por ser verdade, dato e assino o presente documento, declarando estar ciente de que responderei criminalmente em caso de falsidade das informações aqui prestadas. _____________________________, _________/_________/__________.
Pela lei, agora, para comprovar residência, basta que o consumidor ou cliente faça uma declaração de próprio punho, ou faça o Cadastro no Sistema de Segurança Digital e imprime o novo Documento Padrão Brasileiro.
Caso não esteja, você deverá comprovar que tem alguma ligação de parentesco com a pessoa que está com o nome no comprovante apresentado. Por exemplo, se for o cônjuge, pode ser necessário apresentar a certidão de casamento. Vale ressaltar que nem sempre o comprovante de endereço em nome de terceiros é aceito.