Como aplicar a cera ortodôntica?
Utilize a cera ortodôntica Com um pedaço da cera ortodôntica, faça uma bolinha e coloque sobre o bráquete que está machucando a boca, até cobri-lo. Assim você criará uma barreira entre o aparelho e a área sensibilizada, prevenindo maiores lesões.
Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado.
Utilize cera dental A cera é usada no consultório com diversas finalidades, uma vez que consegue isolar uma parte do aparelho da boca e gengivas. Para evitar que o desconforto se prolongue, principalmente após a manutenção das peças ortodônticas, você pode recorrer ao material, que deve ser indicado por seu dentista.
Esse período é o que se chama de tempo de adaptação. Afinal, de um dia para o outro, o seu corpo precisa se acostumar com um dispositivo que permanece fixo ao seu corpo, com o qual é preciso, muitas vezes, reaprender a ouvir. Dessa maneira, quanto menos se espera para usar um aparelho auditivo, melhor.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.
Assim que você coloca o aparelho, a sensação costuma ser um pouco estranha. Muita gente reclama pelo fato dos ferrinhos incomodarem um pouco, entretanto, o que incomodou Raquel foi a questão estética. Apesar disso, ela garante que toda essa impressão é passageira.
Assim como explica a dentista, a novidade do aparelho na boca traz um certo desconforto, principalmente aos lábios e bochechas. “É comum o aparecimento de aftas ou ulcerações logo no início do tratamento quando o aparelho é colado, mas depois estas lesões se tornam menos comum”, destaca Laura.
A higiene bucal é um aspecto importante a se considerar quando o aparelho fixo já está adaptado ao paciente. Nesse sentido, a escovação deve ser mais frequente, feita principalmente após cada refeição. O uso de fio dental também é obrigatório para evitar o acúmulo de restos alimentares nos bráquetes.
E a resposta é depende. Isso porque, cada tipo de aparelho e tipo de problema a ser tratado pode provocar uma pressão diferente nos dentes — o que, de fato, causa a dor. A verdade é que quando o aparelho é fixo, os fios que ligam os brackets são “apertados”, para que haja a movimentação dos dentes.
Use analgésicos para aliviar o desconforto Se a dor foi muito forte, o uso de analgésicos como o paracetamol (Tylenol) pode oferecer algum alívio para o desconforto causado pelo aparelho. Não se esqueça de tomar depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio.
Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes.
Eles atenderão a população de Águas Belas (PE), Alhandra (PB), Aparecida (PB), Angra dos Reis (RJ), Campo Grande (MS), Hidrolândia (GO), São João da Boa Vista (SP) e Manaus (AM).
A implantação de centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e estados e municípios contribuem, cada um, com outra parcela.