Os remédios anti-inflamatórios são utilizados para tratar inflamações e seus sintomas, como edema, dor e febre. Esses fármacos geralmente são divididos em duas classes, os esteroidais, mais conhecidos como corticoides, e os anti-inflamatórios não esteroidais, populares pela sigla Aines.
Inibidores seletivos da COX-2 são associados com menos dano gastrointestinal que AINES convencionais. No entanto, ainda apresentam moderados efeitos adversos, como dispepsia e náusea 1.
Os “coxibes” são antiinflamatórios não esteroidais (AINE) que agem como inibidores seletivos da ciclo-oxigenase-2. Constituem um grupo de medicamentos relativamente novo, que desde a sua introdução na prática clínica tem sido alvo de incertezas quanto ao perfil de segurança.
Buscando fármacos com menos efeitos secundários no trato gastrintestinal – TGI, foram lançados os COXIBS, subclasse de anti-inflamatórios cujo mecanismo de ação consiste na inibição seletiva da Ciclo-oxigenase - 2 (COX-2)./span>
Os Coxibes têm como objetivo a inibição seletiva de uma das isoformas da enzima ciclo-oxigenase, a COX-2, que regula a produção dos principais prostanóides envolvidos no processo inflamatório, na dor e na febre.
Os hormônio esteróides são derivados do colesterol. Eles incluem androgenos e estrogenos, que influenciam o desenvolvimento de características sexuais secundarias em machos e fêmeas respectivamente, e progesterona que regula o ciclo reprodutivo em fêmeas.
Os hormônios esteróides (hormônios adrenocorticais e sexuais) são sintetizados em vários tecidos endócrinos a partir do colesterol. Eles se deslocam até suas células-alvo através da corrente sanguínea, ligados a proteínas carregadoras.