EQST

Como Substituir Uma Curatela?

Como substituir uma curatela?

  1. Ação: AÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE CURADOR.
  2. Retorno: ...
  3. DOCUMENTOS PESSOAIS DO(A) NOVO(A) CURADOR(A) E DO(A) INCAPAZ.
  4. (X) CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF DO REQUERENTE E DO INCAPAZ (X) COMPROVANTE DE ENDEREÇO ATUAL COM C.E.P. ...
  5. OUTROS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.
  6. OUTROS DOCUMENTOS PODERÃO SER SOLICITADOS PELO DEFENSOR.
Mais itens...

Como transferir a curatela para outra pessoa?

Então, vc deve procurar um advogado para, no mesmo processo de Interdição, requerer a mudança do Curador. Com este ato legal é que vc poderá dirigir-se ao INSS para as medidas necessárias e passar a receber o benefício em lugar de sua mãe.

Como destituir o curador?

O pedido de remoção do curador deve ser feito pelo Ministério Público ou por quem tenha legítimo interesse, bem como deve ser apresentado perante o juízo no qual tramitou a interdição.

O que fazer com a morte do curador?

De acordo com Rodrigo Fernandes, em regra, após a morte do mandatário/curador, a obrigação de prestar contas não se extingue. “O que se extingue é o mandato e ou a curatela. O que não significa que os herdeiros do obrigado não possam ser demandados a prestar contas, na qualidade de sucessores.

Quando se encerra a curatela?

EXTINÇÃO DA CURATELA. ... Com a morte do curatelado, extingue-se a curatela e, por conseqüência, a figura do curador, que deve, entretanto, prestar as contas da sua administração e responder pelos prejuízos caso se prove que houve má administração dos bens e dos recursos do interditado.

É possível curatela compartilhada?

A redação do novel artigo 1.775-A do CC/2002 é hialina ao estatuir que, na nomeação de curador, o juiz 'poderá' estabelecer curatela compartilhada, não havendo, portanto, peremptoriedade, mas sim facultatividade", ressaltou.

Quando o curador perde a curatela?

Com a morte do curatelado, extingue-se a curatela e, por conseqüência, a figura do curador, que deve, entretanto, prestar as contas da sua administração e responder pelos prejuízos caso se prove que houve má administração dos bens e dos recursos do interditado. PROCESSUAL CIVIL. CIVIL.

O que é remoção de curador?

Para a remoção do cargo de curador é necessária prova robusta de que ele esteja causando prejuízos materiais ao curatelado e lhe faltando com os cuidados pessoais imprescindíveis ao seu bem-estar.

Qual o benefício do curador?

A SUA TIA(CURADORA) pode receber qualquer benefício previdenciário, desde que tenha direito, é claro. Isto porque a renda da curadora não é contado como renda per capita. Vamos supor que ela(curadora) nunca tenha contribuiu para o INSS e possui 65 anos de idade.

Quando o curatelado Morre o que acontece?

Com a morte do curatelado o processo de interdição é extinto nos termos dos artigos 354 e 485, IX do CPC/2.015, eis que, pelo falecimento da parte requerida, a causa é considerada intransmissível por disposição legal.

É possível a nomeação de mais de um curador?

O dispositivo legal utilizado para a resolução do caso foi o artigo 1.775-A do Código Civil, que autoriza curatela compartilhada: "Na nomeação de curador para a pessoa com deficiência, o juiz poderá estabelecer curatela compartilhada a mais de uma pessoa".

Quais são os direitos de um curador?

Como é o procedimento e quais são os principais direitos e deveres do curador?
  • Receber pensões e outras rendas;
  • Prestar despesas de sustento; e.
  • Administrar, conservar e melhorar seus bens.
22 de jul. de 2019

Quais são os limites da curatela?

Curatela: limites ao Curador
  1. os seus fins são assistenciais;
  2. tem caráter eminentemente publicista;
  3. tem, também, caráter supletivo da capacidade;
  4. é temporária, perdurando somente enquanto a causa da incapacidade se mantiver (cessada a causal, levanta-se a interdição);
Mais itens...

O que pode fazer um curador?

Em breve resumo, competirá ao curador, independentemente de autorização judicial, representar o curatelado nos atos da vida civil, receber as rendas e pensões, fazer-lhe as despesas de subsistência, bem como as de administração, conservação e melhoramentos de seus bens.