O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para todo o organismo, levando oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Existe um ritmo normal de batimentos cardíacos, chamado de ritmo sinusal, que tem uma frequência de 60 a 100 batimentos por minuto (BPM), além de uma pulsação padrão.
A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.
Arritmia é um distúrbio do ritmo cardíaco que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Arritmia ou palpitação é um distúrbio do ritmo cardíaco, que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Na maioria das vezes, se ocorre ocasionalmente, esse fato não tem consequências.
Os sintomas de arritmia cardíaca incluem sensação do coração estar palpitando ou acelerado e podem surgir em pessoas com o coração saudável ou que já tenham doença cardíaca, como pressão alta ou insuficiência cardíaca.
As arritmias (ou falhas cardíacas) são anormalidades na formação e/ou condução do impulso elétrico necessário ao coração para enviar o sangue para a circulação e se dividem, basicamente, em três grupos: a extrasístole, a taquiarritmia e a bradiarritmia.