Você sabia que a Igreja Católica já foi muito maior e mais poderosa do que é hoje? Pois é, ainda seria não fossem os processos de Reforma e Contrarreforma, ocorridos durante e após o Renascimento.
Apesar de as autoridades da Igreja denunciarem as ideias e atitudes de Lutero, muitas pessoas passaram a concordar com ele. Lutero afirmava que todos deviam ler a Bíblia e não recorrer às interpretações dadas pelo Papa ou pelo clero. Martinho Lutero também exigia mudanças nas políticas e diretrizes da Igreja, principalmente na proibição dos membros do clero de se casar.
A Igreja também tomou medidas violentas em sua Contrarreforma. Em países católicos, a Inquisição aumentou as suas atividades, ameaçando protestantes com aprisionamentos e execuções. A Igreja também compilou uma lista, chamada de Index Librorum Proibitorum, que proibia a leitura, a posse e a venda de certos livros. Esperava, assim, impedir a disseminação de ideias que julgava ameaçadoras à fé cristã.
A Reforma Protestante é o nome dado ao conjunto de iniciativas que buscavam modificar a religiosidade cristã na Europa durante os primeiros anos da Idade Moderna (1450 – 1789).
Em 1545, o Papa Paulo III reuniu os líderes da Igreja em Trento, no norte da Itália, para discutir os problemas enfrentados pela Igreja. Mas o Concílio de Trento (1545-1563) se recusou a modificar os ensinamentos básicos da Igreja. Todos os católicos deveriam aceitar os seguintes princípios:
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
O segundo plano é o reino da Terra, esse também tem autoridade de Deus, mas a espada é concedida por Deus ao governante na Terra. Assim, é o rei que deve estabelecer a paz segundo as leis de Deus e ao direito natural, podendo reprimir e coagir as atitudes dos pecadores. É dessa forma, então, que Lutero justifica a autoridade do rei e dos nobres dentro de um bom governo baseado na religião.
d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical, e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono de censura.
De forma geral, essa estrutura hierárquica, as práticas eclesiásticas e as relações políticas levaram ao descontentamento de nomes dentro do próprio Clero. Apesar de essa insatisfação estar presente desde o século XII, foi somente no século XVI que figuras do Clero trouxeram novas ideias sobre as doutrinas adotadas pela Igreja Católica, culminando no movimento que ficou conhecido como a Reforma Protestante.
A Reforma fortaleceu a classe média europeia, pois o protestantismo valorizava os ideais praticados por cidadãos comuns: responsabilidade, trabalho árduo e honesto e vida honrosa. Em países onde o protestantismo se tornou a religião oficial, toda a população aprendia que tais virtudes agradavam o Divino Criador.
Um protestante escocês chamado John Knox introduziu as ideias calvinistas na Escócia, na década de 1550. Seu trabalho missionário acabou estabelecendo a formação da Igreja Presbiteriana. O calvinismo também influenciou igrejas em outros países da Europa, inclusive na Holanda e na Hungria.
Além disso, o clero foi se corrompendo ao longo do tempo. Boa parte dos padres não tinha uma vida exemplar, nem formação intelectual adequada para dirigir os fiéis.
Reiterando algumas dos questionamentos feitos pela Reforma, como a crença na tradução original da Bíblia, o Concílio confirmou que os ensinamentos não constavam somente na palavra da Bíblia, mas também na tradição da Igreja Católica. A reunião religiosa ratificou também a liberdade do homem pelo pecado capital, a importância dos sacramentos, como as celebrações de batismo, eucaristias e outras, e confirmou também que as orações podem ajudar na salvação das almas nos purgatórios.
Com a perda de fiéis na Europa, o Catolicismo se voltou para o Novo Mundo. Diversas ordens religiosas, além dos jesuítas, vieram para a América, a fim de catequizar a população indígena.
Internamente, a Igreja era marcada pela hierarquia. Isso significa que os membros do Clero mantinham uma relação centrada na figura do Papa como líder principal.
Diferente das demais, a reforma anglicana não começou por divergências teológicas. O Rei Henrique VIII desejava ter um filho homem, mas acreditava que sua mulher não era capaz de lhe dar um.
A Reforma Luterana surgiu na Alemanha na segunda década do século XVI feito por Martinho Lutero. Esta reforma criticava várias ações da Igreja Católica e resultou na criação da Igreja Luterana. Este movimento teve forte apoio da nobreza da Alemanha, desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
- Diminuição da interferência da Igreja Católica no poder político dos monarcas; - Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista); ... Em 1572, cerca de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos na França.
Resposta. _ Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista). _Reação da igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante.
Resposta: A insatisfação das pessoas com a igreja católica, principalmente com a venda de indulgências, foi q principal motivação, os reformadores tiveram como consequência perseguições, foram expulsos da religião e por fim, fundaram suas próprias doutrinas.
O nascimento do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam pelo Ocidente e chegam aos dias de hoje.
Resposta. Os protestantes tinham um grande apreço pelo trabalho e o aproveitamento do tempo, o trabalho traria o sucesso o que eles acreditavam que levaria a salvação, e como sabemos tempo é dinheiro, portanto a moral protestante impulsionou muito o capitalismo.
O período medieval europeu foi finalizado por dois grandes movimentos consecutivos e interligados: o movimento Renascentista, a partir do século XV, e o movimento da Reforma Protestante, a partir do XVI. ... Indiretamente, a Reforma surgiu do Renascimento.
A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.
Naquele momento em que o homem viveu sob o jugo das leis teológicas, a violência se implantou sobre os povos. As ações efetivadas pela Igreja Católica foram todas no caminho do despotismo. ... Nestas ações, a Igreja cruzava fronteiras com o intuito de impor a fé católica a povos islâmicos.
O rei inglês, que pretendia centralizar seu poder, rompeu com a Igreja Católica, expulsou os bispos e padres de seu reino, confiscou os bens da Igreja e iniciou a Reforma Anglicana, adotando alguns preceitos luteranos e calvinistas, mas mantendo a hierarquia católica.
Tal crise tem causas diversas, intra e extra eclesial: mudança cultural profunda, crise de identidade missionária da Igreja, crise de fé, crise de confiança, crise que convida a uma nova evangelização. ... Tal empenho se vincula ao sentido escatológico da fé e da vida eclesial.
Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.
Com a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, o teólogo desencadeou a Reforma Protestante. Em busca de um Deus misericordioso, Lutero estudou a Bíblia e estabeleceu uma nova visão teológica.
Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". ... A teologia protestante afirma que a Escritura e sua doutrina sobre a graça e fé enfatizam que a salvação é solus Christus, “somente por Cristo”, isto é, Cristo é o único Salvador (Atos 4:12).
Sola Scriptura, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a própria Bíblia diz como sua autodefinição, o termo Sola Scriptura é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir.
Calvino
18 de fevereiro de 1546
Sola fide (do Latim: por fé somente), também conhecida, historicamente, como doutrina da justificação pela Fé, é a doutrina que distingue denominações protestantes da Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa e outras.