Como o Capital Circulante Líquido deve ser calculado? Existe uma fórmula específica e muito simples, utilizada para o cálculo do capital circulante líquido. Veja: CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).
Portanto, o capital de giro líquido vem a ser representado pela fórmula: CGL = AC – PC. Dessa maneira, o ativo circulante é tudo aquilo que será transformado em caixa em até 12 meses. Por outro lado, os passivos circulantes são as contas que deverão ser liquidadas em até 12 meses.
Se o Ativo Circulante for maior do que o Passivo Circulante, tem-se Capital Circulante Líquido Positivo. ... Apresenta se existe folga nos ativos de curto prazo emrelação aos passivos de curto prazo.
A fórmula para o cálculo é simples. Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.
Uma empresa possui necessidade de capital de giro negativa quando o tempo somado de estocagem e de recebimento de clientes é inferior ao de pagamento de fornecedores.
Como fazer os cálculos do fluxo de caixa