Tércio Wanderley
Significado de Usina substantivo feminino Grande indústria onde, com auxílio de máquinas, se transformam matérias-primas em produtos finais; fábrica, indústria, manufatura.
Usina é um grande estabelecimento industrial equipado com máquinas, onde são transformadas matérias primas ou semiacabadas em produtos finais como o etanol, o álcool, açúcar, o aço etc.
Um conjunto de obra e equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. As usinas hidroelétricas funcionam através da pressão da água que gira a turbina, transformando a energia potencial em energia cinética.
Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então, gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica.
O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.
Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade. Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear.
O reator usado em Angra 1 e Angra 2 é chamado PWR, onde o processo de fissão é controlado com água pressurizada. É o tipo de reator mais utilizado no mundo. Já o reator de Chernobyl usava grafite para controlar o processo. Depois de uma explosão de vapor, o grafite incendiou, enviando radioatividade para atmosfera.
Coordenadas: 23° 0' 26" S, 44° 27' 32" O
As razões determinantes dessa localização foram a proximidade dos três principais centros de carga do Sistema Elétrico Brasileiro (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), a necessária proximidade do mar, e a facilidade de acesso para os componentes pesados, como o urânio - fundamental para o ciclo nuclear.
A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
Angra 1 custou R$ 8,4 bilhões.
O funcionamento é relativamente simples: a fissão dos átomos de urânio gera calor, que aquece a água do sistema primário. O líquido é pressurizado para evitar que entre em ebulição. Acontece que a água do sistema primário é radioativa, e não pode entrar em contato com o resto do circuito.
Foi às 20h23m de 13 de março de 1982 que o reator nuclear da usina Angra 1 começou, efetivamente, a funcionar. — Isto quer dizer que o reator se tornou autossustentável. ... Tantos que a usina ganhou o apelido de vaga-lume.
As usinas atômicas Angra I e Angra II fazem o descarte do lixo nuclear que produzem, de modo a solidificar esse lixo em concreto e confinar os mesmos em barris metálicos.
O acidente mais grave que pode ocorrer em uma usina nuclear é a liberação de material radioativo para o ar-terra-água. ... Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica.
O urânio usado no reator pode ser reciclado com algumas tecnologias. A mais usada é a que o mistura com ácido nítrico, numa reação que fornece três produtos: urânio mesmo, plutônio e um material altamente radioativo. Apenas 1% do produto da reação é o isótopo de urânio pronto para ser reaproveitado.
Todo rejeito radioativo é classificado de acordo com a atividade e a duração de seus isótopos radioativos. ... Atualmente, eles são guardados em depósitos temporários na própria usina ou no Centro de Gerenciamento de Rejeitos, em Angra dos Reis (RJ).
Desde 1998, o Brasil é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). ... Em conformidade com o TNP, o documento estabelece que o Brasil não deve investir em armas nucleares, mas sim em energia e tecnologia nucleares para fins pacíficos.
Veja como pode ser feito o descarte correto do lixo Nuclear: Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo, que varia de 50 a 300 anos.
Destino e Descarte do Lixo Nuclear Assim, os de nível médio e baixo são guardados em grandes depósitos que podem ser provisórios ou permanentes. Por sua vez, o lixo nuclear que possui alta radioatividade é empilhado e armazenado numa piscina de resfriamento cercada por materiais como o aço, o chumbo e o concreto.
Como é feito o descarte de lixo radioativo O lixo radioativo deve ser colocado em embalagens específicas e lançados em locais revestidos de concreto. Feito isso, devem permanecer intactos por um período que pode variar entre cinquenta e trezentos anos.